Como usar Emulsificantes

Uso emulsificantes massasOs emulsificantes são substâncias, em sua maioria, derivadas de gorduras ou ácidos graxos – mais conhecidos como “ácidos gordos” – capazes de modificar as propriedades de superfície, sólidas ou líquidas. Uma emulsão é a dispersão de duas fases líquidas não miscíveis (água e óleo), que atuam, basicamente, na diminuição da tensão interfacial entre essas duas fases. O leite, por exemplo, é uma emulsão de óleo em água, tendo em vista que 3,5% de gordura é dispersa em uma fase aquosa.

Em casos envolvendo o uso de massas, a função do emulsificante é incorporar ar durante o batimento dessa massa, tendo como resultado uma mistura melhor dos ingredientes, em bem menos tempo. A massa fica bem mais firme, sem a necessidade de tantos cuidados para não abaixá-la antes de ir ao forno. Desse modo, o emulsificante proporcionará maior volume para a massa, resultando num bolo leve e maior, o que pode aumentar em, até, 30% o seu rendimento.

Quando usar emulsificantes em bolos, por exemplo, você notará que eles ficarão retos, sem aquelas famosas elevações no centro. O emulsifiante também evitará que o bolo resseque rapidamente, aumentando seu prazo de validade.

Outro componente importante no uso de emulsificantes é o estabilizante. O estabilizante ajuda na retenção da água, o que deixará o produto em questão mais fresco e úmido por muito mais tempo.

É importante, também, você ter sempre em mente que, apesar dos emulsificantes serem mais conhecidos por sua aplicação em bolos e sorvetes, existem aqueles destinados especificamente para cada um. Os destinados à bolos, possuem uma cor marrom clara, devido a presença de um componente que não deve ser usado em sorvetes, porque irá conferir um gosto diferente (e não muito agradável) à eles.

Outros tipos de emulsões muito utilizadas são as feitas em molhos para saladas, ou, até, mais complexas, como carnes enlatadas, produtos de salsicharias e, claro, os sorvetes.

Artigos relacionados:

Conheça outros artigos da Saborama sobre Emulsificantes.

Comentários

  1. Leandro disse:

    Tenho uma sorveteria e gostaria de saber o porque que a massa de sorvete resseca no freezer com o passar do tempo e com isso acaba diminuindo a qualidade do meu produto . Ja foi feito de tudo, ja mudamos a quantidade de emulsificante da receita mais tbm naum teve resultado. Peço por favor que me respondam pois trabalhamos com qualidade e por isso não podemos “pisar na bola” com nossos fregueses.
    Agradeço a atenção
    Abraços

    • Saborama disse:

      Prezado Sr. Leandro,

      Obrigada por sua participação em nosso blog. Em relação a sua dúvida, vários são os fatores que podem estar interferindo na qualidade final do seu produto.

      Ingredientes e matérias primas de qualidade são o ponto de partida para um bom resultado e, por isso, sugerimos os produtos da linha para sorveteria da Saborama. Por favor, nos deixe saber se é o nosso produto que vem utilizando e procuraremos ajudá-lo da melhor maneira.

      Caso tenha optado por outras marcas, a Saborama terá enorme prazer em enviar para o seu endereço, amostras dos produtos da sua linha para sorvetes para que faça novos testes e, posteriormente, lhe indicar os pontos de vendas mais próximos à sua região.

      Outro detalhe importante, é sabermos se utiliza Liga Neutra em suas massas, pois a mesma tem propriedades que retém a umidade do sorvete.

      Lembre-se sempre de, após o preparo do sorvete, mantê-lo tampado e acondicionado corretamente para que a massa não se resseque ao longo do tempo.

      Esperamos tê-lo ajudado!

      Atenciosamente,

      • Luciano César disse:

        Boa tarde,

        Estou com o mesmo problema do Leandro, uso liga neutra e emulsificante da marvi. O que devo fazer para o sorvete não ressecar? Vocês podem me mandar amostras e pontos de venda onde eu consigo encontrar os produtos de vocês na minha região?
        Abraços.

        • Saborama disse:

          Luciano,

          A Saborama agradece seu contato.

          Sugerimos o uso do emulsificante e liga neutra Saborama para elaboração de sorvete, melhorando a sensação de suavidade e cremosidade, inibindo a formação de cristais grandes de gelo, deixando o sorvete mais macio.
          Por favor, entrar em contato com a Central de Atendimento Saborama 11 4137-0500 para indicarmos pontos de vendas próximos a sua localização.
          Qualquer dúvida ou necessidade, a Saborama está a disposição.

          Atenciosamente,

        • Saborama disse:

          Olá Luciano,

          A Saborama agradece seu contato. O problema descrito pode estar relacionado com o modo de preparo, batimento da calda ou uso incorreto do emulsificante e liga neutra.
          Sugerimos para fabricação de sorvetes por meio de processos caseiros ou industriais, a utilização da linha para sorveteria SABORAMA, composta por pó para sorvete, emulsificante e liga neutra. O modo de preparo sugerido se encontra no rótulo da embalagem. Com estas recomendações sugeridas acreditamos que a qualidade do sorvete produzido melhore.
          Seguem abaixo, alguns dos nossos pontos de distribuição, localizados em diferentes pontos da cidade de São Paulo. Para que possamos sugerir estabelecimentos mais próximos à você, por favor, nos informe qual a sua região.
          CASA DE BISCOITOS VILA MARIANA
          RUA DOMINGOS DE MORAES,1000
          VILA MARIANA
          SÃO PAULO – SP
          Tel. 11-5575-1177

          MANO’S COM. DE DOCES LTDA LOJA 01
          RUA DR. ALMEIDA LIMA,79
          BRAS
          SÃO PAULO – SP
          TEL. 11.2696-5050

          MANO’S COM. DE DOCES LTDA LOJA 02
          RUA VISCONDE DE PARNAIBA,2463
          BRESSER
          SÃO PAULO – SP
          TEL. 11.3851-7249

          Qualquer dúvida ou necessidade, a Saborama está a disposição.

          Atenciosamente,

  2. robinson vitorio da silva disse:

    tenho uma lanchonete e vendo açaí. faço o açaí para vender e utilizo baldes de 10 l para armazenar, no entanto quando congela perde a consistência cremosa e cria cristais de gelo. Já utilizei emulsificante e estabilizante para melhorar,mas por não saber a proporção certa não estou obtendo o resultado desejado. Gostaria da ajuda dos senhores para solucionar esse problema, para que possa fazer um produto de qualidade.

    • Saborama disse:

      Robinson,
      Boa tarde!

      Obrigada pelo seu contato. Para que possamos orientá-lo corretamente, é necessário conhecermos quais os ingredientes utilizados para a produção do açaí na tigela ( Xarope de Guaraná, Polpa de Banana, Glicose, etc.). Você usa algum equipamento ou eletrodoméstico para misturá-los?

      Somente com essas informações, poderíamos ajuda-lo, adequadamente.

      De qualquer maneira, ao optar pelo uso dos estabilizantes em sua receita, dê preferência a Liga Neutra e Emulsificante Saborama para 10 l.

      Para facilitar, sugerimos o seguinte modo de preparo:

      1) Bata os ingredientes juntamente com 100 gramas de Liga Neutra Saborama e armazene a mistura no congelador

      2) Quando estiver a estiver a ponto de congelar, retirar do freezer e bater com 50 gramas de Emulsificante Saborama.

      3) Voltar ao refrigerador para congelar

      Caso o problema não seja solucionado apenas com essas dicas, nos procure novamente com as informações acima solicitadas e teremos prazer em atendê-lo novamente.

      Atenciosamente,

      • Claudenir Janderlino Souza disse:

        Prezados,
        Estou com o mesmo problema do Robinson, estou produzindo o creme de açaí e não está ficando bom.
        Gostaria de saber quais são os ingredientes que devo utilizar para a fabricação do creme de açaí, além da polpa do açaí, do xarope e da liga neutra.
        Gostaria de saber também a proporção que devo utilizar de cada ingrediente.
        Como deve ser o modo de preparo?
        Desde já agradeço a atenção.
        Att,
        Claudenir

        • Saborama disse:

          Olá, Claudenir!
          Bom Dia!

          Para que possamos ajudá-lo, precisamos conhecer os ingredientes e o modo de preparo de sua produção. Os itens mais comuns para o preparo de creme de açaí são Xarope de Guaraná, Xarope de Glucose, Polpa de Frutas e etc.

          Abaixo, sugerimos o uso de Liga Neutra e Emulsificante Saborama, para ajudar na aeração do produto e evitar a formação de cristais de gelo:

          Modo de Preparo:
          Bater os ingredientes juntamente com 100 gramas de Liga Neutra Saborama e pôr para congelar.
          Quando estiver a ponto de congelar, retirar da geladeira e bater com 50 gramas de Emulsificante Saborama.
          Voltar ao refrigerador, para congelar

          Aguardamos o retorno de suas informações, para que possamos orientá-lo, de maneira mais específica.

          Atenciosamente,

          • Claudenir Janderlino Souza disse:

            Primeiramente gostaria de agradecer pelo retorno.
            Sobre os ingredientes e o modo de preparo, eu ainda estou fazendo testes.
            Hoje compro o creme de açaí pronto, mas estou agora querendo comprar a polpa e começar a fabricar o meu próprio creme.
            Estou fazendo vários testes com apenas a polpa e o xarope de guaraná, com a polpa, xarope de guaraná e a liga neutra, mas não estou conseguindo obter resultados satisfatórios.
            Eu não sei, por exemplo, a quantidade de cada ingrediente que eu devo utilizar.
            Outro problema também, estou achando que a temperatura do freezer também influencia no resultado.
            Qual é a medida que devo utilizar de polpa, do xarope de guarana e do xarope de glucose? para os 100ml de Liga Neutra e 50 gramas de Emulsificante.
            A temperatura do freezer influencia? qual é a temperatura ideal?
            Desde já agradeço a atenção.
            Att,
            Claudenir

  3. deia disse:

    Bom dia gostaria de saber se posso congelar bolo feito com emulsificante. Um abraço

    • Saborama disse:

      Olá Déia,
      Bom Dia!

      A Saborama agradece o seu contato. Em relação a sua dúvida, desde que no preparo do bolo exista gordura na composição das matérias-primas utilizadas, ele pode se congelado por, no máximo, 04 meses.

      Atenciosamente,

  4. Sidnei de Freitas disse:

    Boa noite,

    Como deixar o pão tão macio, húmido e duradouro como os pães de grãos industriais, tipo Nutella.
    Tenho interesse de entrar no ramo da panificação.
    Grato.

    • Saborama disse:

      Olá Sidnei,

      Um dos principais aditivos responsáveis por deixar o pão macio é o emulsificante.
      No entanto, a qualidade final do pão depende, principalmente, da sua formulação e dos
      equipamentos utilizados, como, por exemplo, os fornos industriais onde são assados.

      Os principais ingredientes utilizados na formulação de um pão são:

      Água, Farinha, Açúcar, Sal, Gorduras, Fermento, Conservantes, Agentes branqueadores, Melhoradores de farinha – entre eles o Emulsificante, Aromas e Especiarias.
      Nós não temos, ainda, uma formulação básica para preparo de pães.
      Dessa maneira, deve-se preparar a massa seguindo a orientação de uso do emulsificante e ir modificando a quantidade, até se conseguir a consistência ou maciez desejada.
      Quanto a validade, recomendamos o uso de algum conservante específico para panificação, como o Propionato de Cálcio.

      Esperamos tê-lo ajudado.

      Atenciosamente,

  5. LUCIANE LEME GUERRA disse:

    GOSTARIA DE SABER SE O MESMO EMULSIFICANDE DE BOLO PODE USAR NO PÃO CASEIRO,E A QUANTIDADE,OBRIGADA.

    • Saborama disse:

      Luciane, agradecemos o contato.

      Quanto a sua dúvida, o emulsificante Saborama pode ser utilizado em receitas para pão caseiro, e o modo de uso sugerido é de 2 a 3 colheres de sobremesa do emulsificante para 1000 gramas de massa. Porém, a quantidade adicionada de emulsificante dependerá do resultados esperado e dos ingredientes utilizados.

      O consumidor poderá ajustar a quantidade a ser utilizada conforme sua necessidade.

      Att.

  6. VANESSA ALVES disse:

    preciso da ajuda de vcs!!! tenho uma lanchonete só de açaí. compro ele cremoso pronto para uso( parece sorvete). fiz uma receita: 1l de polpa de açaí, 6 bananas, 240ml de xarope de guaraná. meu problema é o gelo que cristaliza, fica horrivel. o que compro é tão macio e saboroso! desde já obrigada.

    • Saborama disse:

      Vanessa,
      Boa tarde!

      Obrigada pelo seu contato. Para que possamos orientá-la, corretamente, é necessário conhecermos quais os ingredientes utilizados para a produção do açaí na tigela ( Xarope de Guaraná, Polpa de Banana, Glicose, etc…). Você usa algum equipamento ou eletrodoméstico para misturá-los?

      Somente com essas informações, poderíamos ajuda-la, adequadamente.

      De qualquer maneira, ao optar pelo uso dos estabilizantes, em sua receita, dê preferência a Liga Neutra e Emulsificante Saborama, para 10 L.

      Para facilitar, sugerimos o seguinte modo de preparo:

      1) Bata os ingredientes juntamente com 100 gramas de Liga Neutra Saborama e armazene a mistura no congelador;

      2) Quando estiver a ponto de congelar, retirar do freezer e bater com 50 gramas de Emulsificante Saborama;

      3) Voltar ao refrigerador para congelar;

      Caso o problema não seja solucionado, apenas com essas dicas, nos procure novamente, com as informações acima solicitadas, e teremos prazer em atendê-la, novamente.

      Atenciosamente,

      • VANESSA disse:

        GOSTARIA DE SABER SE É REALMENTE NECESSÁRIO BATER O EMULSIFICANTE APOS CONSERVAR POR UM TEMPO NO FREEZER? OU POSSO BATER TUDO JUNTO? DESDE JÁ OBRIGADA.

        • Saborama disse:

          Olá, Vanessa!
          Bom Dia!

          A Saborama agradece o seu contato. As orientações para o uso do Emulsificante Saborama estão contidas na própria embalagem.
          Para que possamos melhor lhe orientar, por favor, nos envie a sua receita e indicaremos em qual momento do preparo ele deverá ser incluso.

          Atenciosamente,

  7. bruno batista disse:

    posso utilizar emulsificante de pão em biscoito? se não qual emulsificante ideal p biscoitos e qual quantidade?

    • Saborama disse:

      Olá, Bruno!

      A Saborama agradece o seu contato. No entanto, como os Emulsificantes da Saborama são, originalmente, para uso em outras aplicações, não temos essa informação.

      Por favor, envie seu telefone para nosso formulário de contato, clicando aqui, para que a Saborama possa contatá-lo, caso surjam novidades em relação a isso.

      Lamentamos não podermos ajuda-lo, imediatamente.

      Atenciosamente,

  8. ronaldo sobral disse:

    Senhores, Bom dia;
    Gostaria de saber qual a forma correta de se utilizar o Emulsificante, pois faço bolos com etapas de dois recheios e muitas vezes com acabamento de Pasta Americana e todos sabem tem que estar corretamente plano a área. Meus bolos levam receita simples sendo quase sempre na proporção de tres. 3 Copos americanos de farinha, 3 de açucar, 3ovos tablete de manteiga e 1 copo de leite com uma colher de sopa de fermento. A pergunta é simples: Qual a quantidade correta para ser utilizada o emulsificante? Se for possível responder através do email eu agradeço muito, desde já um grande abraço a todos, Ronaldo

    • Saborama disse:

      Olá Ronaldo!
      Bom Dia!

      A Saborama agradece sua mensagem e o voto de confiança. Conforme solicitado, as orientações para uso do Emulsificante Saborama serão encaminhadas ao seu e-mail, até sexta-feira, 23/08/2013.

      Atenciosamente,

      • Maria angela disse:

        Boa noite,

        Gostaria de saber qual a quantidade de emulsificante para 3copos de farinha de trigo 3 de açúcar e 3 ovos,margarina e 1 copo de leite?

        Desde já agradeço

        • Saborama disse:

          Olá Maria,

          A Saborama agradece o seu contato. Para a produção de pães e bolos, sugerimos a utilização do nosso Emulsificante na dosagem sugerida de 1 a 2%, aproximadamente 9 g do emulsificante, a quantidade utilizada é função do tipo de pão ou bolo produzido e a liga neutra na dosagem sugerida de 1 a 4%, aproximadamente 12 g de liga neutra para 600 gramas de farinha de trigo.
          Qualquer outra dúvida ou necessidade, a Saborama está a disposição.

          Atenciosamente,

  9. MARIA JOSÉ ALAVES DE MELO disse:

    BOA NOITE,
    SOU ESTUDANTE DE NUTRIÇÃO E ESTOU TESTANDO UM PÃO SEM GLÚTEN. ESTOU JUSTAMENTE COM PROBLEMAS NO VOLUME, POR CAUSA DA AUSÊNCIA DO GLÚTEN E A CROSTA ESTÁ RESSECADA. NÃO USEI EMULSIFICANTE. SERÁ QUE O USO DESTE, DARÁ A MASSA ELASTICIDADE, MACIEZ E VOLUME?
    OBRIGADA PELA AJUDA,
    MARIA JOSÉ

    • Saborama disse:

      Olá Maria José,

      A Saborama agradece o seu contato e confiança. Por favor, utilizar entre 1% e 2% de Emulsificante Saborama, na massa final.

      Certamente, a utilização do Emulsificante Saborama dará ao produto, melhor aspecto.

      Esperamos tê-la ajudado.

      Atenciosamente,

  10. Cátia c da Silva disse:

    Boa tarde.
    trabalho com açaí no copo. minha receita é 5K de polpa de açaí, 7 bananas, 500ml de guaraná, 1k de açúcar e 2,500litrs de água. Gostaria de saber qual a quantidade de emulsificante para que esta receita não crie cristais de gelo. Grata.

    • Saborama disse:

      Olá Cátia!
      Boa tarde!

      Para evitar a formação de cristais de gelo, sugerimos, sempre, o uso do Emulsificante e Liga Neutra da Saborama. Por favor, veja, abaixo, modo de preparo e quantidades sugeridas:

      Modo de Preparo:
      1. Bater os ingredientes juntamente com 100 gramas de Liga Neutra Saborama e por para congelar.
      2. Quando estiver a ponto de congelar, retirar da geladeira e bater com 50 gramas de Emulsificante Saborama.
      3. Voltar ao refrigerador para congelar.

      Outro detalhe importante e que pode fazer a diferença é a utilização ou não de equipamentos para a mistura do ingrediente.

      Qualquer outra dúvida ou necessidade, a Saborama está a disposição.

      Atenciosamente,

  11. sandra disse:

    quero meu geladinho bem cremoso posso usar o emulsificante e quanto coloco para uma quantidade de 5 l. ??

    • Saborama disse:

      Olá, Sandra!
      Bom dia!

      A Saborama agradece a confiança.
      Para que possamos melhor lhe orientar precisamos conhecer os ingredientes que utiliza no preparo do seu geladinho. Por favor, nos envie a sua receita.

      Atenciosamente,

  12. Gilmar disse:

    Olá. Eu gosto de fazer pães em casa. Porém, meus pães, apesar de tomar todo o cuidado, ficam sempre pesados, pouco fofos. Ficam diferentes daqueles pães de padaria, leves e aerados. Certa vez alguém me disse que havia um ingrediente chamado “Amaciante de miolo” ou emulsificante que fazia esse papel. Vc poderia me indicar o nome de algum? Eu Moro em Ouro Fino/MG e gostaria de comprar pela internet se for possível pq aqui não tem casa especializada no ramo. Obrigado pelo site.

    • Saborama disse:

      Olá Gilmar,

      A Saborama agradece o seu contato. Para a produção de pães, sugerimos a utilização do nosso Emulsificante na dosagem sugerida de 1 a 2%, a quantidade utilizada é função do tipo de pão produzido. Nosso departamento de vendas entrará em contato com você, via e-mail, em breve, para orientá-lo, quanto a compra deste produto.

      Qualquer outra dúvida ou necessidade, a Saborama está a disposição.

      Atenciosamente,

  13. Rodrigo disse:

    SABORAMA boa noite!..
    Estou começando a fazer biscoitos caseiros para vender e gostaria de utilizar outros ingredientes como o emulsificante e estabilizante…
    Gostaria de saber como utilizar estes produtos:
    Quais as medidas certas para utilizar?
    Como determinar a validade dos meus biscoitos?
    Além do Emulsificante e Estabilizante posso utilizar Conservantes? Edulcorantes? Espessantes? Acidulantes? Corantes? Aromatizantes?
    Obrigado pela atenção..

    • Saborama disse:

      Olá Rodrigo,
      A Saborama agradece o seu contato. Para a produção de biscoitos, sugerimos a utilização do nosso Emulsificante na dosagem sugerida de 1 a 2%, a quantidade utilizada é função do tipo de biscoito produzido. É possível usar os aditivos: emulsificantes, estabilizante, espessante, conservantes ( propianato de cálcio ), edulcorantes, acidulantes, corantes e aromatizantes. A quantidade de uso destes aditivos é função do tipo de biscoito e receita utilizada.

      Qualquer outra dúvida ou necessidade, a Saborama está a disposição.

      Atenciosamente,

  14. ronaldo sobral disse:

    Senhores Boa tarde,

    Ainda não tive a oportunidade de receber as suas orientações as quais foram solicitadas e redirecionadas ao mes de agosto, desde já venho agradecer ser for possível reencaminhada a mensagem de orientação. Desde já agradeço a sua ajuda, abraços Ronaldo.

  15. eduardo disse:

    Boa tarde
    tenho um atelie para fabricação de paes de mel no entanto para aumentar a quantidade de clientes tenho que melhorar a validade do meu produto, gostaria de saber qual a proporção para se usar o emustab e se ele irá aumentar a validade do meu produto mantendo-o “molhadinho” e não ressecando em pouco tempo, ou o que posso usar para que melhore a validade do meu produto mantendo assim a umidade do produto por mais tempo

    desde ja agradeço

    Eduardo

    • Saborama disse:

      Olá Eduardo!

      A Saborama agradece o seu contato. Sugerimos o uso do emulsificante Saborama, pois o Emustab é o emulsificante do concorrente e não temos conhecimento da aplicação deste.

      Para a produção de pães, sugerimos a utilização do nosso Emulsificante, na dosagem sugerida de 1 a 2%, a quantidade utilizada é função do tipo de pão produzido, nossa liga neutra na dosagem sugerida de 1 a 4% e uso do proprianato de cálcio como conservante.
      Qualquer outra dúvida ou necessidade, a Saborama está a disposição.

      Atenciosamente,

  16. Talita Chiesa disse:

    Boa tarde,
    Estamos produzindo em nossa empresa, polenta cremosa embalada à vácuo, mas o que podemos perceber é que a polenta cremosa solta muita água, que fica sobre a polenta.
    Qual o emulsificante mais indicado para este tipo de produto?
    Aguardo e desde já agradeço.
    Atenciosamente, Talita.

    • Saborama disse:

      Olá, Talita!

      A Saborama agradece o seu contato. Sugerimos o uso da Liga Neutra, marca Saborama, para receitas de polenta cremosa e obtenção de melhores resultados. Porém, como nossa Liga Neutra é voltada para sorvetes, não possuímos histórico de aplicação desta em polenta e nem receita disponível de polenta cremosa.

      Agradecemos a confiança.

      Atenciosamente,

  17. Leticia disse:

    Boa noite, Tenho uma máquina de sorvete em um comércio e gostaria de saber a qualificação do emulsificante na massa de sorvete, quer dizer, a massa pode incorpar, ficar maior e mais firme, mas isso não fará com que fique muito ar incorpado? Nunca fiz o uso do emulsificante, mas como faço uso dele quanto a refrigeração da minha máquina ? Quanto devo usar de emulsificante por litro de bebida láctea ? E gostaria de saber também se a Saborama produz bebidas lácteas prontas para colocar na máquina de sorvete,qual o preço, e principalmente se existem fornecedores atacadistas para possibilitar o uso direto com essa marca. Agradecido , Cesar.

    • Saborama disse:

      Cesar,

      A Saborama agradece o seu contato.

      Sugerimos, inicialmente, o uso de 10 gramas do emulsificante, em conjunto com 10 gramas de Liga neutra SABORAMA para 1 litro de leite, para realização de testes, a fim de achar o ponto ideal de cremosidade ao seu paladar.
      A incorporação de ar no sorvete depende da quantidade adicionada do emulsificante e do resultado que se espera. Quanto mais emulsificante, maior é o potencial de incorporação de ar.
      A utilização do emulsificante melhora a consistência do produto, resultando em um sorvete mais cremoso.
      No momento, ainda não possuímos bebidas lácteas, prontas para comercialização.
      Por favor, entre em contato com a Central de Atendimento Saborama 11 4137-0500, para indicarmos pontos de vendas próximos a sua localização.
      Qualquer dúvida ou necessidade, a Saborama está a disposição.

  18. daysi disse:

    boa noite.
    Ganhei de uma prima uma quantidade de liga neutra e emulsificante de vocês e fiz um sorvete em casa com um litro de leite desnatado e adoçado com adoçante, fiz de cacau. procurei na internet e vi algumas receitas, usei gordura vegetal e glucose também. Usei todas as medidas pesadas como mandam as receitas. fiz a base do sorte como mandam. o sorvete ficou bem saboroso mas formaram-se os cristais que nem dá pra retirar as bolas porque se esfarela, o que será que fiz de errado? Onde posso comprar seus produtos?
    Grata
    Daysi

    • Saborama disse:

      Daysi,

      A Saborama agradece o seu contato.

      Sugerimos utilizar a receita sugerida e descrita em nossas embalagens de Pó para sorvete, Emulsificante ou Liga Neutra Saborama, para um melhor resultado das características do sorvete.
      Por favor, entre em contato com a Central de Atendimento Saborama 11 4137-0500, para indicarmos pontos de vendas próximos a sua localização.
      Qualquer dúvida ou necessidade, a Saborama está a disposição.
      Atenciosamente,

  19. gleyzielle disse:

    oi tudo bem! gostaria de saber onde eu posso comprar conservante para pães e bolos estou querendo comesar um negocio pequeno mas nao sei se vende para que nao tem empresa propria sera que podia me ajudar?muito obrigada uma boa tarde. gleyzielle de mateus leme

  20. Andréa disse:

    Gostaria de obter informações sobre a tabela nutricional do emulsificante para sorvete, mais especificamente porcentagem de colesterol e gordura.
    Grata

    • Saborama disse:

      Olá, Andréa!

      A Saborama agradece o seu contato. Conforme o solicitado, segue, abaixo, a tabela nutricional do Emulsificante para sorvete Saborama

      INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (Porção de 1g)

      Quantidade por porção % VD (*)
      Valor Energético 5 kcal = 21 kJ 0
      Carboidratos 0 g 0
      Proteínas 0 g 0
      Gorduras Totais < 1 g dos quais 1
      Gorduras Saturadas < 1 g 4
      Gorduras Trans 0 g
      Fibra Alimentar 0 g 0
      Sódio 0 mg 0

      (*) % Valores Diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

      Qualquer dúvida ou necessidade, a Saborama está a disposição

      Atenciosamente,

  21. simoni disse:

    Gostaria de saber qual a quantidade que eu posso usar de emulsificante com estabilizante para uma receita de 3 copos de trigo,3 ovos, 3 colheres de margarina, 2 copos de açúcar e uma colher de fermento químico. Porém, não tem balança. Preciso que me passem a medida usando colher. Desde já, agradeço.

    • Saborama disse:

      Simoni,

      A Saborama agradece o seu contato. Sugerimos, para a produção de pães e bolos, a utilização do emulsificante Saborama na dosagem sugerida de, aproximadamente, 10 g ( 1 colher de sopa rasa ),a quantidade utilizada é função do tipo de pão ou bolo produzido e a liga neutra na dosagem sugerida de, aproximadamente, 10 g ( 1 colher de sopa rasa ) para 600 gramas de farinha de trigo.

      Qualquer outra dúvida ou necessidade, a Saborama está a disposição.

      Atenciosamente,

  22. Vi que algumas pessoas reclamaram sobre o sorvete estar ficando seco ao longo do tempo e consegui resolver o problema facilmente. Mantenha o sorvete o mais próximo de -1 C e o problema desaparece. Não submeta o sorvete a temperaturas muito abaixo de -1 C caso contrário a água acaba cristalizando-se e o emulsificante acaba perdendo sua capacidade de manter a mistura numa forma aceitável.

    • Saborama disse:

      Olá, Giulian!

      A Saborama agradece a sua participação em nossas discussões. Sem dúvida, sua dica ajudará muitos dos nossos usuários!

      Adoramos a sugestão.

      Atenciosamente,

  23. Paulo ANDRÉ Fernandes Santiago disse:

    Bom Dia! GOSTARIA DE SABER A FORMA CORRETA DE USAR O EMUCIFICANTE, PARA FAZER CALDA DE SORVETE EU TENHO UMA FABRICA DE SORVETE, VOU FALAR, O MEU MODO DE PREPARO,USANDO O EMUCIFICANTE SABORAMA.
    1: AGUA.
    2:LEITE EM PÓ.
    3: BATO BEM.
    4: COLOCO AÇUCCAR, BATENDO.
    5:LIGA NEUTRA.
    6: GORDURA VEGETAL.
    7:COLOCO A MASSA DO SABOR.
    8POR ULTIO EMUCIFICANTE.

    GOSTARIA DE SABER SE ESTA CORRETA..??????

    • Saborama disse:

      Olá, Paulo!

      A Saborama agradece o seu contato e confiança.

      Para a fabricação de sorvete industrial à base de leite, sugerimos o seguinte modo de preparo para picolés e massa:

      SORVETE A BASE DE LEITE

      Calda de picolé à base de leite:

      1,00 litro de leite natural tipo B
      0,250 kg de açúcar refinado
      0,010 kg de liga neutra SABORAMA
      0,010 kg de emulsificante SABORAMA
      0,030 kg de pó para sorvete SABORAMA

      DICA: O picolé ficará mais cremoso com adição de 0,100 kg de leite em pó integral
      0,050 kg de glicose em pó

      Calda de sorvete de massa à base de leite:

      Calda 1
      1,00 litro de leite tipo B
      0,160 kg de açúcar refinado
      0,050 kg de leite em pó desnatado
      0,050 kg de glicose em pó
      0,050 kg de gordura vegetal hidrogenada
      0,030 kg de creme de leite fresco
      0,010 kg de liga neutra SABORAMA
      0,010 kg de liga emulsificante SABORAMA
      0,030 kg de pó para sorvete SABORAMA

      Calda 2
      1,00 litro de água
      0,220 kg de leite em pó integral
      0,190 kg de açúcar refinado
      0,060 kg de glicose em pó
      0,055 kg de gordura vegetal hidrogenada
      0,010 kg de liga neutra SABORAMA
      0,010 kg de liga emulsificante SABORAMA
      0,030 kg de pó para sorvete SABORAMA

      Modo de preparo:

      Os ingredientes devem ser batidos num liquidificador na seguinte sequência:
      Colocar aproximadamente 1/3 do líquido água ou leite quente ( 60 à 70 C)
      Adicionar o emulsificante SABORAMA, bater;
      Adicionar a gordura, bater;
      Adicionar o restante do líquido na temperatura ambiente ou gelado, bater;
      Adicionar os ingredientes em pó, bater

      Pasteurizar, maturar e processar.

      Qualquer outra dúvida, estamos a disposição.

      Atenciosamente,

  24. Jonathan disse:

    Boa tarde!

    gostaria de saber se além da liga neutra e do emulsificante eu posso usar algo mais na receita de 10 litros de açaí. Quero que meu açaí fique diferenciado aqui na minha região, desde já agradeço.

    • Saborama disse:

      Olá Jonathan,

      Agradecemos a confiança e o parabenizamos pela iniciativa. Para que possamos sugerir incrementos ou inovações em sua produção de creme de açaí, o ideal seria conhecermos a sua receita base e também o modo de preparo.

      Caso não exista problemas em compartilhar conosco essas informações, por favor, as envie diretamente para nossa página de Fale Conosco, preenchendo os dados e reenviando sua dúvida

      Lembramos que um bom produto conta sempre com bons ingredientes. Por isso, não deixe de usar o Emulsificante e Liga Neutra da Saborama!

      Todas as nossas orientações são referentes aos produtos de nossa marca. Abaixo, sugerimos receita de Creme de Açaí com Goiaba, testada e aprovada pela Saborama.

      CREME DE AÇAÍ COM GOIABA

      Ingredientes

      · 400 g de polpa de açaí

      · ½ goiaba vermelha madura ( 500 g goiaba )

      · 60 g de leite condensado

      · 100 g de creme de leite

      · 08 colheres de sopa de Xarope para refresco Saborama de Guaraná

      · 08 g de Emulsificante Saborama

      · 12 g de Liga Neutra Saborama

      · Cobertura Dulcito de Leite Condensado

      · Granola

      Modo de preparo

      1. Retire as sementes da goiaba. Junte 1 xícara ( chá ) de água à goiaba e leve ao fogo até ferver.

      2. Desligue o fogo, coe e bata a calda da goiaba no liquidificador junto com a polpa de açaí, o leite condensado, o creme de leite, o xarope de guaraná e a liga neutra Saborama até que se forme um creme homogêneo.

      3. Leve a mistura ao congelador e, quando o creme de açaí, estiver ao ponto de congelar acrescente o emulsificante Saborama e bata novamente.

      4. Sirva com cobertura Dulcito de Leite Condensado e Granola.

      Aguardamos o seu retorno para que possamos sugerir outras novidades.

      Atenciosamente,

  25. gilmar disse:

    Eu tô com um problema na cremosidade do meu sorvete. Eu uso liga neutra, emulsificante e leite, e não tá ficando cremoso. O que eu uso a mais, ou que eu faço

    • Saborama disse:

      Olá Gilmar,

      A Saborama agradece a sua confiança. Para que possamos orientá-lo corretamente, é necessário conhecermos os ingredientes e quantidades utilizadas em sua receita, assim como, o modo de preparo

      Se preferir fazê-lo de maneira privada, por favor, nos envie suas informações e sua dúvida, novamente, através da nossa página Fale Conosco

      Será um prazer ajuda-lo!

      Atenciosamente,

  26. Alethea disse:

    Olá, por favor, vocês tem alguma receita de bolo tipo industrializado, estou procurando uma receita para comercializar em mercados, podem me ajudar? Gostaria de saber se adiciono margarina na massa e se por usar o estabilizante não há necessidade de bater os ingredientes separados. Agradeço;

    • Saborama disse:

      Olá Alethea,
      Bom Dia!

      A Saborama agradece a sua confiança. Infelizmente, não temos receitas de bolos industriais para indicar no momento.

      Adiantamos, entretanto, que nossa cozinha experimental tem feito alguns testes e, tão logo tenhamos novidades a respeito, a informaremos.

      Sobre os estabilizantes, o modo de utilização varia dependendo da receita base e para que a orientação seja precisa, precisaríamos conhece-la. Caso já tenha feita experiências com alguma receita, a envie para o nosso Fale Conosco, preenchendo os dados e explicando sua dúvida, que nós teremos prazer em avaliá-la e sugerir as alterações necessárias.

      Atenciosamente,

  27. Reginaldo disse:

    Boa tarde
    Estou desenvolvendo um emulsificante in nataura, preciso de um laboratório para análise.
    grato 019-3452-1793

    • Saborama disse:

      Olá Reginaldo,
      Bom Dia!

      A Saborama agradece o seu contato. Embora, não atuemos na parte de análises laboratoriais para terceiros, a Saborama, como empresa desenvolvedora de bebidas e alimentos, pode lhe indicar alguns institutos de sua confiança.

      No entanto, para que possamos ser precisos em nossas recomendações, por favor, nos informe qual o tipo de análise do seu interesse.

      Atenciosamente,

  28. rejane disse:

    Boa noite!
    Gostaria da ajuda de vocês! Faço meu próprio creme de açaí e gostaria que ele ficasse cremoso e sem pedrinhas de gelos, isso para ter um diferencial na minha cidade onde já tem alguns fornecedores que vendem açaí bem cremoso que parece sorvete.
    Vou passar minha receita e se possível me ajudem com o passa a passo para obter a cremosidade.
    receita para 10 litros de creme.
    5 barras de açai popular de 1 kg
    2 litros de xarope
    2 litros de agua
    Bato tudo no liquidificador industrial de 25 litros e coloco no freezer.
    Obrigada!

    • Saborama disse:

      Olá Rejane,

      Agradecemos o seu contato e confiança. Notamos que em sua receita, não há a presença de estabilizantes e, por isso, sugerimos o uso do Emulsificante e da Liga Neutra Saborama.

      O Emulsificante e Liga Neutra Saborama, além de contribuírem para a cremosidade do preparado de açaí, evitam a formação de cristais de gelo. Para um produto final ainda mais saboroso, incluir o Xarope Saborama de Guaraná ou Guaraná com Açaí.

      Servir o Creme de Açaí com Cobertura Dulcito de Leite Condensado também faz toda a diferença. Por favor, veja abaixo ajustes em sua receita, com as orientações sobre quantidades e modo de preparo.

      Ressaltamos, entretanto, que todas as nossas recomendações são somente para produtos de nossa marca.

      CREME DE AÇAÍ 5 KG

      Ingredientes

      · 5 Kg de polpa de açaí

      · 02 dúzias de bananas nanicas

      · 2 L de Xarope para refresco Saborama de Guaraná

      · 50 g de Emulsificante Saborama

      · 100 g de Liga Neutra Saborama

      · Cobertura Dulcito de Leite Condensado

      · Granola

      Modo de preparo

      1. Bata no liquidificador a polpa de açaí, as bananas, o Xarope Saborama para refresco e a Liga Neutra Saborama até formar um creme homogêneo.

      2. Leve a mistura ao congelador e, quando o creme de açaí, estiver ao ponto de congelar, acrescente o Emulsificante Saborama e bata novamente.

      3. Sirva com cobertura Dulcito de Leite Condensado e Granola.

      Boas vendas!

      Atenciosamente,

  29. rejane pinho disse:

    fiz toda receita com 5 barras de açai, água e xarope bati com a liga neutra e coloquei pra congelar..
    qdo estava ao ponto de congelar retirei e coloquei no liquidificador industrial de 25 quilos para bater novamente..Porem, meu liquidificador não conseguiu bater. Então deixei ligado mesmo assim e apos misturei td com uma colher. Minha pergunta é o seguinte…da o mesmo resultado?? qual a sugestão?

    • Saborama disse:

      Olá Rejane,

      Notamos que em sua descrição não está incluso o uso Emulsificante Saborama, cuja função é auxiliar na aeração e cremosidade do produto final. Uma outra dica para a obtenção da cremosidade é a diminuição de uma parte da quantidade de xarope para e aumento da quantidade de açúcar a ser utilizado.

      Infelizmente, ainda não temos testes realizados para informarmos a proporção exata dessa complementação, mas tão logo tenhamos novidades sobre esse assunto, a informaremos.

      Quanto a dificuldade de batimento, assegure-se que o creme esteja a ponto de congelar e não totalmente congelado, o que pode dificultar a mistura do liquidificador. Não aconselhamos que o produto seja batido a mão, pois a cremosidade também depende do seu modo de preparo.

      Atenciosamente,

  30. Val disse:

    Olá, bom dia! Estou começando agora… Encontrei uma receita de glacê, que é só uma caixa de leite condensado e uma colher de emulsificante. Só que não sei que emulsificante usar, não sei onde encontrar. Espero que possam me ajudar. Como já disse, estou começando agora e sozinha….
    Bom Dia!!

    • Saborama disse:

      Olá Val,

      A Saborama agradece a sua confiança. Para a produção de glacê, sugerimos o uso do Emulsificante Saborama e a seguinte receita base:

      Ingredientes

      · 1 Lata Leite Condensado

      · 200 gramas de Gordura vegetal hidrogenada ou Margarina sem sal ( temperatura ambiente ou morno)

      · 1 colher de sopa de Emulsificante Saborama

      · Glaçúcar ( açúcar fino) – opcional

      Modo de Preparo

      · Bater todos os ingredientes até formar consistência.

      Observação: O açúcar de confeiteiro pode ser acrescentado para que se obtenha maior consistência ao glacê.

      Lembramos ainda que a receita sugerida está adequada para a utilização do Emulsificante Saborama e não nos responsabilizamos pelo resultado final caso o mesmo seja substituído.

      Atenciosamente,

  31. antonio carlos disse:

    tenho uma pizzaria e quero entrar no ramo do açai desejo trabalhar com produto saborama preçiso de algumas orientaçoes , tais como para 10 kg de açai quais produto e quantidade usar ? que maquinario usar ? vçs tambem vendem uma boa polpa de açai ? preçiso da sua ajuda se possivel com um contato por telefone inclusive preçiso de amostra entre em contato comigo urgente desde ja muito grato

    • Saborama disse:

      Olá Sr. Antonio,

      A Saborama agradece o interesse em seus produtos. Para que nosso departamento de vendas o contate diretamente, por favor, informar o seu número de telefone.

      Em relação aos produtos Saborama utilizados para a produção do Creme de Açaí, temos disponíveis:

      - Xarope Saborama para Refresco sabores: Açaí, Guaraná e Guaraná com Açaí
      Conferem sabor ao creme de açaí.

      - Emulsificante Saborama e Liga Neutra Saborama
      Os estabilizantes Saborama ajudam na obtenção de cremosidade e evitam a formação de cristais de gelo.

      - Cobertura para Sorvete Dulcito (340g) ou Saborama (1300 g) de Leite Condensado.
      Excelente opção para o momento de servir.

      Não somos produtores de polpa de açaí e, para que possamos orientá-lo em relação a quantidades e modo de preparo, é necessário que nos informe a sua receita base.

      Atenciosamente,

  32. cleidenice nunes de oliveira disse:

    Oi boa noite
    Ja faço bolo a algum tempo, agora estou querendo vender para mercados, bolos simples, fuba, cenoura, cafe, milho.
    Posso usar o emulsificante, isso me ajudara a aumentar a validade dele contra bolor ,mofos, ou preciso usar mais algum conservante.

    Obrigado
    Fico no aguardo.

    • Saborama disse:

      Olá Cleide,

      A Saborama fica lisonjeada com a confiança. Esclarecemos, entretanto, que a utilização do Emulsificante Saborama na produção de bolos tem como função proporcionar aeração a massa e, consequentemente, favorecer o seu rendimento.

      O Emulsificante Saborama também mantém o bolo umidificado por mais tempo, ou seja, retarda em alguns dias o seu ressecamento.

      No entanto, para o aumento do prazo de validade, faz se necessário a utilização de conservantes. No momento, a Saborama não possui produtos com essa função em sua linha.

      Atenciosamente,

  33. priscila disse:

    Preciso saber a quantidade de emulsificante na mistura pra bolo pronto por exemplo 6 xícaras da mistura que leva 4 ovos e 2 xícaras de lei te. Uso só o emulsificante ou devo usar liga neutra também? Qual resultado ambos trazem a minha massa?

    • Saborama disse:

      Olá Priscila,
      A Saborama agradece o seu contato e confiança. Para que possamos orientá-la precisamente, necessitaríamos conhecer a composição da mistura de bolo pronto que utiliza e também o seu modo de preparo, uma vez que a quantidade de emulsificante é dosada em função do bolo a ser produzido.
      Para sua referência, de uma maneira geral, considera-se o uso de 1 ou 2% ( 02 colheres de chá) de Emulsificante Saborama para 600 gramas de farinha de trigo. Sua função nas massas é incorporar ar durante o seu batimento e facilitar a mistura dos demais ingredientes, resultando em um bolo maior, mais macio e leve. Estima-se que o rendimento da massa aumenta em até 30%, pois como ela fica mais firme não são necessários tantos cuidados para evitar que a massa murche antes de ir ao forno.
      O melhor momento para a inclusão do Emulsificante Saborama é antes de se adicionar o fermento. Nossa sugestão é que você o bata com os demais ingredientes por, aproximadamente, 5 minutos.
      Por se tratar de um estabilizante, o Emulsificante Saborama ajuda na retenção da água e favorece a umidade do produto final evitando o ressecamento precoce da massa. Seu bolo ficará fresco por mais tempo!
      Você notará que ao incluir o Emulsificante Saborama em suas receitas, seu bolo ficará reto e sem aquelas elevações no centro. O resultado é uma massa macia, leve e fofinha!
      Lembramos que as orientações acima referem-se aos produtos de marca Saborama e não asseguramos um bom resultado caso a mesma seja substituída.
      Esperamos tê-la ajudado!
      Atenciosamente,

  34. Jullys Leonardo disse:

    Prezados colegas boa tarde!
    Tenho um quiosque em um ponto comercial, e estão reclamando do barulho. Agora tenho que procurar uma saída para trazer o açaí já batido paro o quiosque sem que perca a qualidade.

    Uso xarope fresk
    Polpa São Pedro

    • Saborama disse:

      Olá Jullys,

      Não temos sugestões para esse caso; pois dependendo do tempo de armazenamento do creme de açaí, em estado de não congelamento e já batido, é comum que haja a separação da gordura.

      Para a produção de Creme de Açaí sugerimos sempre produtos da marca Saborama. Temos disponíveis:

      - Xaropes (Açaí, Guaraná e Guaraná com Açaí)
      - Estabilizantes (Emulsificante e Liga Neutra)
      - Coberturas (Caramelo, Chocolate, Doce de Leite, Leite Condensado e Morango)

      Lamentamos não termos melhores orientações a dar.

      Atenciosamente,

  35. Luiz disse:

    É possível fazer 10 l de creme de açaí com 3 Kg de polpa? Pergunto isso porque se eu o fizer usando 5 ou 4 kg não terei como concorrer no preço com meus concorrentes. Se for possível, me mande a receita. Eu uso apenas açaí, xarope de guaraná, emulsificante e liga neutra para fabricar meu creme. Obrigado.

    • Saborama disse:

      Olá Luiz,

      A função do Emulsificante Saborama é dar aeração ao creme e, quando adicionado e batido antes do período do congelamento, o ar incorporado se esvai e o resultado é um produto final com menos volume e consistência. Logo, o melhor momento para a adição do emulsificante Saborama é, realmente, quando o creme de açaí estiver ao ponto de congelar.
      É importante lembrar que a consistência ideal do creme é obtida, principalmente, pelos sólidos da polpa de açaí e que, a redução da quantidade desse ingrediente, poderá resultar em um creme de consistência esponjosa. Já experimentou misturar outras frutas, como a laranja ou a banana, à polpa, como tentativa de alcançar o rendimento esperado com uma matéria-prima de menor preço?
      Não deixe de acompanhar nosso blog. Em breve, postaremos sugestões de receitas com essa combinação!
      Agradecemos a confiança e esperamos tê-lo ajudado a contento.

      Atenciosamente,

  36. Walkiria disse:

    Gostaria de saber se posso usar emulsificante para sorvete no glacê de leite condensado que vai ser aplicado em cobertura de bolo.

    • Saborama disse:

      Olá Walkiria,

      A Saborama agradece o seu contato e confiança. Em relação a sua dúvida, é possível a obtenção do glacê apenas com o uso do Emulsificante Saborama e do leite condensado, uma vez que este último ingrediente possui gordura.
      No entanto, para um glace mais palatável e brilhoso, é sempre interessante, o uso de gordura hidrogenada ou margarina sem sal. A utilização de Glaçúcar ou açúcar fino, embora dispensável, pode ajuda-la a obter a consistência desejada caso julgue que o glacê está muito aerado.
      Por favor, veja abaixo nossa receita base com o acréscimo desses ingredientes.

      Glacê para bolo

      Ingredientes

      01 lata leite condensado
      200 g de gordura vegetal hidrogenada ou margarina sem sal em temperatura ambiente ou morna
      01 colher de sopa de Emulsificante Saborama
      Glaçúcar ou açúcar fino a gosto

      Modo de Preparo

      Bata todos os ingredientes até a formação do glacê.
      Pode-se acrescentar o açúcar de confeiteiro para um produto mais consistente.

      Esperamos tê-la ajudado!

      Atenciosamente,

  37. benson olegario disse:

    Pessoal estou fazendo calda do acai para maquina express…a base de agua.

    nao sei aonde erro, se e na liga, no emocificante, na quantidade de açai, ou de agua, ou xarope de guarana.

    podem me ajudar?

    • Saborama disse:

      Olá Benson

      A Saborama agradece a sua confiança. No entanto, para que possamos orientá-lo corretamente, precisamos conhecer sua receita.

      Por favor, nos envie os ingredientes, suas respectivas quantidades e modo de preparo no e-mail saborama@saborama.com.br

      Atenciosamente,

  38. vilma Aleixo disse:

    Boa noite. Quero parabeniza-los.Que empresa ótima que ouve cliente e responde. Até hoje não conhecia vcs. É um prazer conhece-los. Amo fazer pães. Entrei para ver algo sobre o uso de emulsificantes e achei vcs Valeu, que bom. Depois faço perguntas. Valeu mesmo

    • Saborama disse:

      Olá Vilma,

      A Saborama fica extremamente feliz com o seu contato e elogios. Mensagens como a sua mantém motivada toda a equipe Saborama; que se se esforça para oferecer sempre o melhor atendimento aos seus consumidores.

      Estamos a disposição para os esclarecimentos de suas dúvidas. Por favor, deixe-nos saber como podemos ajuda-la.

      Atenciosamente,

      Saborama

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>