Cuidados ao armazenar seu sorvete caseiro

Arquivos
Categorias

Cuidados ao armazenar seu sorvete caseiroAlém do uso de ingredientes de boa qualidade e da atenção ao modo de preparo, outros fatores podem influenciar na qualidade do sorvete preparado em casa.

Para manter o sorvete cremoso e consistente – pronto para ser saboreado a qualquer momento – é importante armazená-lo da maneira correta.
Abaixo, dicas simples de armazenamento que farão toda a diferença no resultado final do produto.

Dicas de armazenamento para seu sorvete caseiro

Atentem-se à temperatura de seu freezer
Para melhor conservar sua textura, o sorvete deve ser armazenado no freezer de modo a manter a sua temperatura entre – 18º e – 20º C. É importante prestar atenção na hora de servir, já que se mantido fora do congelador por muito tempo, o sorvete derreterá. Ao congelá-lo novamente, ele adquirirá textura endurecida e perderá cremosidade.
Usem potes bem fechados
É importante que o sorvete seja distribuído em potes que tenham uma boa vedação, já que a entrada de ar pode afetar o aspecto e textura do produto. Optem sempre por potes que tenham tampas firmes.
Vale lembrar também que os potes devem ser próprios para irem ao freezer e resistentes a temperaturas baixas. (No momento da compra, vejam indicações na embalagem do recipiente).
Cubram com filme plástico
Evitar a formação de cristais de gelo é uma das principais dificuldades de quem prepara o sorvete em casa. Muitas vezes, o problema não está relacionado aos ingredientes da receita ou ao modo de preparo, mas as condições de armazenamento.Para evitarem a cristalização do sorvete, cubram-no com filme plástico tampando-o bem.  Simples, não é?!
Coloquem o pote no fundo do freezer
Sorvetes expostos a diferentes temperaturas perdem em qualidade e sofrem mudanças em sua textura.
Para que o ato de abrir e fechar portas não interfira na qualidade do sorvete, armazenem-no na parte de trás do freezer, onde a temperatura é mais baixa e se mantém consistente. Nunca o armazenem na porta do freezer onde a variação de temperatura é maior justamente pela frequência em que abrimos o compartimento.

Ao servir o sorvete, não o deixem mais tempo do que o necessário fora do congelador.

96 Comentários - Visualizar Comentários

  1. mikaela wof disse:

    olá!!gostaria de saber se pode congelar a cobertura feita com emulsificante.e quanto tempo de durabilidade;
    obrigada!!
    ps–gostaria de receber receitas !!
    avenida desembargador hugo simas 2590 bairro bom retiro cep 80520250 pr capital curitiba;

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Mikaela,

      Agradecemos a sua confiança. Para o esclarecimento da sua dúvida, precisamos conhecer melhor o tipo de cobertura a qual se refere. Seria do tipo glacê? Em caso afirmativo, a mesma seria produzida em casa ou industrializada?

      Glacês industrializados podem ser congelados, mas o prazo de validade, indicado na embalagem, não se altera e deve ser respeitado. Já para determinarmos um shelf-life apropriado para as coberturas de glacê feitas em casa é necessário nos informar a receita completa; incluindo ingredientes, respectivas quantidades e modo de preparo.

      Atenciosamente,
      Saborama

  2. Afonso Andrade Junior disse:

    Olá. Queria saber por que o sorvete que faço em casa fica com uma textura endurecida e não aerada.

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Afonso,

      A Saborama agradece a sua confiança. Para um sorvete de massa aerado e cremoso, sugerimos o uso de 8 a 10 g de Emulsificante Saborama para cada 1 l de sorvete.

      O melhor momento para adicioná-lo à sua receita é após o primeiro congelamento. Dessa maneira, faça a sua receita normalmente e a leve ao congelador.

      Depois de congelada, retire a massa do freezer, inclua o Emulsificante Saborama, e a bata novamente na batedeira. Leve-a ao freezer novamente e sirva depois de congelada.

      Atenciosamente,
      Saborama

      • jose claudio lacerda de souza disse:

        irmão, gostaria de saber como fazer para congelar mais rápido geladinho ou dindim, pois comprei um freezer pequeno aqueles que vendem sorvetes e ele demora 08 a 10 horas para gelar? tem algo errado que devo fazer?

        • Atendimento | Saborama disse:

          Olá José Claúdio,

          Agradecemos a sua confiança. Para reduzir o tempo de congelamento do geladinho, que varia entre 6h e 10h, tente diminuir a temperatura mínima do freezer.

          Atenciosamente,

  3. Elizangela Cavalcante disse:

    Olá!
    Faço sorvetes caseiros para vender. Sempre usei o congelador da geladeira,mas, recentemente comprei um freezer para ter mais espaço. Mas notei que a partir dai meu sorvete tem apresentado cristais de gelo. O que pode estar acontecendo?

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Elizangela,
      Agradecemos a sua confiança. A formação de cristais de gelo pode estar associada à temperatura do seu freezer, que deve ser mantida entre -18º C e -25º C .
      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

  4. Anderson nunes disse:

    estou fazendo sorvetes naturais caseiros, mas quando coloco no congelador ou freezer ele fica muito duro e sem cremosidade, oque faço para que eles fiquem bem cremosos, que não quebrem a colheres de plásticos? e qual o melhor conservante que posso usar para que tenha um durabilidade boa sem tirar o sabor da frutas? muito obrigado des de já.

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Anderson,

      Agradecemos a sua confiança. Para sorvetes cremosos e saborosos sugerimos o uso combinado do Emulsificante e Liga Neutra da Saborama.

      Para que possamos orientá-lo em relação a quantidade de produtos Saborama a ser utilizada e o melhor momento para adicioná-los a sua receita, precisamos conhece-la.

      Por favor, nos informe ingredientes, quantidades e modo de preparo e teremos prazer em ajudá-lo a conseguir, com os produtos Saborama, o resultado que tanto almeja.

      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

  5. EDSON MARTINS disse:

    MUITO BOA NOITE, MUITO INTERESSANTE O SITE DE VOCÊS! PARABÉNS. FAZEMOS UM SORVETE CASEIRO, ONDE NÃO COLOCAMOS A LIGA NEUTRA. EMULSIFICANTE SIM! MAS, APENAS 10 A 15 GRAMAS POR LITRO DE LEITE . O LEITE QUE USAMOS É EM PÓ. OCORRE QUE ALGUMAS VEZES O SORVETE TA BAIXANDO NO POTE DE 140 ML A 145ML QUE USAMOS. CHEGANDO A FICAR PELA METADE. O QUE TÁ OCORRENDO ? SÓ ESTAMOS USANDO A BATEDEIRA TEM ALGUM PROBLEMA? MUITO GRATO PELA ATENÇÃO.

    • Saborama disse:

      Olá Edy,
      Agradecemos a sua confiança. Para que possamos ajuda-lo, por favor, nos informe a sua receita completa incluindo ingredientes, quantidades e modo de preparo.
      Só assim seremos capazes de identificar se há alguma falha em seu processo e sugerir soluções.
      Atenciosamente,
      Saborama

  6. DULCE ALMEIDA disse:

    MUITO BOA NOITE, MUITO INTERESSANTE O SITE DE VOCÊS! PARABÉNS. FAZEMOS UM SORVETE CASEIRO, ONDE NÃO COLOCAMOS A LIGA NEUTRA. EMULSIFICANTE SIM! MAS, APENAS 10 A 15 GRAMAS POR LITRO DE LEITE . O LEITE QUE USAMOS É EM PÓ. OCORRE QUE ALGUMAS VEZES O SORVETE TA BAIXANDO NO POTE DE 140 ML A 145ML QUE USAMOS. CHEGANDO A FICAR PELA METADE. O QUE TÁ OCORRENDO ? SÓ ESTAMOS USANDO A BATEDEIRA TEM ALGUM PROBLEMA? MUITO GRATA PELA ATENÇÃO.

    • Saborama disse:

      Olá Dulce,
      Agradecemos a sua confiança. Para que possamos identificar possíveis falhas no seu processo, precisamos conhecer sua receita completa; com todos os ingredientes, quantidades e modo de preparo.
      Somente dessa maneira poderemos ajuda-la a descobrir o porquê a massa do seu sorvete tem perdido volume.
      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

  7. Juliana disse:

    gostaria de saber o prazo de validade de um sorvete caseiro em potes de 200 ml

    • Saborama disse:

      Olá Juliana,

      Obrigada por confiar em nós. Para que possamos estimar o prazo de validade do seu sorvete, precisamos conhecer quais os ingredientes utilizados em sua receita.

      Aguardamos seu retorno.

      Atenciosamente,
      Saborama

  8. maria da conceição de o.monteiro disse:

    faço sorvete caseiro,porem sinto a massa fica muito grossa , e depois de congelado fica muito duro o sorvete, ao passo que vai descongelando ele fica cremoso .

    no, aguardo conceição

    • Saborama disse:

      Olá Conceição,

      Agradecemos a sua confiança. Para que possamos identificar possíveis falhas em seu processo e orientá-la adequadamente, precisamos conhecer sua receita completa incluindo ingredientes, quantidades e modo de preparo.

      Somente dessa maneira seremos capazes de ajudá-la.

      Atenciosamente,

  9. Fabiana disse:

    Olá faço sorvete caseiro no pote de 200ml,gostaria de uma dica de como conservar ele para vender porta porta?desde já agradeço…

    • Saborama disse:

      Olá Fabiana,

      Agradecemos a sua confiança. Para manter a boa qualidade e conservação dos sorvetes caseiros é importante mantê-los sob refrigeração.

      Infelizmente, não há outra maneira nesse caso. Acreditamos que investir em um carrinho de sorvetes, possa lhe ajudar nas vendas porta-a-porta.

      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

  10. Junior disse:

    Qual o prazo de validade do sorvete caseiro?

    • Saborama disse:

      Olá Júnior,

      Agradecemos a sua confiança. O prazo de validade do sorvete caseiro está relacionado aos ingredientes utilizados em sua receita.

      Para que possamos estimar o prazo de validade do seu sorvete,por favor, nos envie a sua receita completa.

      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

      • Maria disse:

        Gostaria de saber a validade de meu sorvete caseiro feito com 1 litro de leite,3 colheres de leite em po,1 xícara e meia de açúcar,1 colher de liga neuta,2 colher de sobremesa de emulsificante e pó para sabor.

        • Atendimento | Saborama disse:

          Olá Maria,

          Agradecemos a sua confiança. Desde que armazenado em recipiente com tampa e no congelador, o prazo de validade do produto final é de, aproximadamente, de 12 meses após a data de fabricação.

          Atenciosamente,

  11. SONIA MARIA LOPES DE ARAUJO disse:

    EU TENHO MANGA PARA PREPARAR O SORVETE O QUE O DEVO COLOCAR NELE SÓ EMULSIFICANTE E O LEITE CONDENSADO OU OUTRAS COISAS? COMO FAZER?

    GRATO PELA ATENÇÃO.

    SONIA MARIA LOPES DE ARAUJO

    • Saborama disse:

      Olá Sonia,

      Agradecemos a sua visita ao Blog da Saborama.

      No sabor manga temos a Base Líquida para o preparo de gelados comestíveis. Essa linha da Saborama é própria para o preparo de sorvetes em máquina tipo expand frio, raspadinhas, geladinhos e drinks.

      Para que possamos orientá-la corretamente, precisamos entender melhor a sua necessidade. Que tipo de sorvete pretende fazer? (Em máquina, massa, picolé, geladinho, etc.)

      Aguardamos seu retorno para a continuidade desse atendimento.

      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

  12. Raquel disse:

    estou fazendo sorvete caseiro para vender, mas esta ficando com ums cristais de gelo e muito duro no freezer , coloco no carrinho de picole para vender mas esta voltando muito rapido. Conto com a ajuda de voces obrigada

    • Saborama disse:

      Olá Raquel,

      Agradecemos a sua confiança. Para evitar a formação de cristais de gelo, dar mais cremosidade aos seus picolés e retardar o derretimento do produto, sugerimos o uso combinado do Emulsificante e Liga Neutra da marca Saborama.

      No entanto, para que possamos lhe orientar quanto as dosagens dos produtos a serem utilizadas, precisamos conhecer os ingredientes, suas respectivas quantidades e modo de preparo da sua receita.

      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

  13. Juceli Alves disse:

    Oi boa noite, trabalho como Ambulante, vendo Salgado , mas gostaria de fazer sorvete caseiro e vender, gostaria de saber como faço p/manter congelado e cremoso, trabalho de 16:00 as 20:00 desde já obrigada.

    • Saborama disse:

      Olá Juceli,

      Agradecemos a sua confiança. Para um sorvete saboroso e mais cremoso, sugerimos o uso dos produtos Saborama.

      No entanto, para manter o sorvete congelado, é necessário mantê-lo no freezer. Infelizmente, não há outra maneira.

      Que tal pensar em investir em um carrinho próprio para sorvetes?

      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

  14. Edna mioni disse:

    Gostaria de saber porque o sorvete caseiro fica meio com gelo dentro e como faço para dar cremosidade no sorvete em pó

    • Saborama disse:

      Olá Edna,

      Bem-vinda ao blog Saborama! Para um sorvete cremoso e sem cristais de gelo sugerimos o uso combinado do Emulsificante e Liga Neutra da marca Saborama.

      Para que possamos orientá-la quanto a dosagem desses produtos e o melhor momento de adicioná-los na sua receita, precisamos conhecer os seus ingredientes, quantidades e modo de preparo.

      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

  15. Lucelia disse:

    Mi passa a receita de um sorvete cremoso?

  16. HÉLIO FONSECA disse:

    Olá,
    Estou comprando equipamentos para iniciar uma pequena fábrica de picolés estou na fase de adquirir freezer, mas tenho dúvida qual seria o mais eficiente para manter minha produção já embalada,

    • Saborama disse:

      Olá Hélio,

      Agradecemos a sua confiança. A Saborama não trabalha com equipamentos e, por isso, não se sente a vontade para indicar marcas específicas.

      A escolha de um bom freezer, incluindo modelo, tamanho, capacidade e etc. está vinculada ao atendimento de sua necessidade e, por isso, é importante considerar:

      1) Quantidade e volume dos produtos que serão mantidos sob refrigeração
      2) Local e espaço onde o freezer será colocado
      3) Quem terá acesso a ele (Consumidores Finais, Colaboradores)

      Esperamos tê-lo ajudado de alguma maneira.

      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

  17. claudiana messias disse:

    boa tarde,
    faço soverete de frutas e uso imulsificante e creme de leite , posso conservar eles quanto tempo dias no congelador?

    • Saborama disse:

      Olá Claudiana,

      Se armazenado em recipiente com tampa, em temperatura inferior a – 5º C, você poderá manter o seu sorvete até 12 meses no congelador.

      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

  18. Jaques Brandão disse:

    Boa Tarde!
    A pergunta é sobre picolé.
    Ao armazenar o picolé diretamente no freezer que fica em torno de -18 a -20graus, depois de 3 dias ou mais ao tirar a embalagem para degustação observa-se que os picolés ficam com alguns flocos de gelo sobre o mesmo dando aos mesmo uma aparência ruim, eu ainda não descobrir o que está acontecendo.
    Vocês teriam esta resposta pra mim por favor?

    • Saborama disse:

      Olá Jaques,

      A Saborama agradece a sua confiança, mas não é possível identificar as causas do seu problema sem conhecer a sua receita e modo de preparo.

      Por favor, a compartilhe conosco para que consigamos ajudá-lo.

      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

  19. Aline Queiroz disse:

    Eu gostaria de saber qual a data de validade para o sorvete caseiro feito com leite,leite condensado,liga emulsificante,leite em po e sabor e adorei as dicas de vcs obrigada.

    • Saborama disse:

      Olá Aline,

      Agradecemos a sua visita e participação em nosso blog. Se armazenado em recipiente com tampa e mantido no congelador, o seu sorvete terá prazo de validade de 12 meses após a data de fabricação.

      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

  20. Andreh Karr disse:

    Gostaria de saber se o picole armazenado a -5 graus derrete ?

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Andreh,

      A temperatura ideal para armazenar o seu sorvete e mantê-lo congelado é de -18ºC.

      Temperaturas inferiores a essa podem antecipar o derretimento do produto final.

      Atenciosamente,

  21. jo lima disse:

    gostaria de uma receita para sorvete caseiro um bom sorvete .

  22. josieli Ferreira disse:

    Faço sorvetes em casa, queria saber com quantos graus posso conservá lo para não ficar duro .

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Josieli,

      A temperatura ideal para armazenar o seu sorvete e mantê-lo congelado é de -18ºC

      Informamos que o endurecimento excessivo da massa ou picolé pode estar relacionado a falta de alguns ingredientes em sua receita.

      Atenciosamente,

  23. Lucelia disse:

    Gostaria de saber qual quantidade de liga e emulsificante coloco em 1lt de leite pra sorvete caseiro?

  24. Grace Kelly disse:

    boa noite eu sei q a temperatura ideal para sorvete é -18Cº so q meu freezer marca 1,2,3,4 qual desce o ponteiro tem q ficar

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Grace,

      Agradecemos a sua confiança, mas , infelizmente, não conseguimos orientá-la em relação a este assunto.

      Sugerimos que contate a Central de Atendimento do fabricante do seu freezer e o questione a respeito, pois cada modelo e marca tem suas próprias características e particularidades.

      Atenciosamente,

      Equipe Saborama

  25. ruan disse:

    Boa noite. eu quero conpra uma mini geladeira portátil de refrigeração: 5° c mais eu estol em duvida se mantem o sorvete congelado. voce acha que mantem sorvete gelado

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Ruan,

      Agradecemos a sua confiança.

      Como não conhecemos as especificações técnicas da mini geladeira em questão, não podemos auxiliá-lo em relação a isto.

      Nossa recomendação é que consulte o fabricante para os esclarecimentos necessários, pois o mercado considera – 18º C como sendo temperatura ideal para manter o sorvete congelado.

      Atenciosamente,

      Equipe Saborama

  26. Lucia disse:

    ola boa tarde tenho uma duvida faço meu sorvete caseiro pra vender coloco nos potinhos de 100 ml e 200 ml,quando vou ver eles estão na metade do pote.minha receita e 1 L de leite uma caixa de leite condessado 2xc de açúcar refinado 1 colher de chá de liga neutra 1 caixa de creme de leite 250 mg de gordura hidrogenada uma colher de sopa de pó para sorvete e por ultimo uma colher de sopa de emulsificante .

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Lúcia,
      Bom Dia!

      A redução do volume da massa do sorvete pode estar relacionada a espuma gerada após a agitação. É recomendável deixar a calda em repouso por, aproximadamente, 15 minutos antes de transferi-la para os potinhos.

      Não há a necessidade de utilizar gordura hidrogenada em sua receita, uma vez que o creme de leite substitui este ingrediente. Por favor, veja abaixo a nossa sugestão.

      Ingredientes

      · 1 litro de leite
      · 1 caixa de leite condensado
      · 210 g de açúcar refinado
      · 10 g de liga neutra Saborama
      · 1 caixa de creme de leite
      · 10 g de Emulsificante Saborama
      · 30 g para sorvete Saborama

      Modo de Preparo

      1. Em uma tigela funda, despeje o leite, o leite condensado, o açúcar refinado, a liga neutra Saborama, o creme de leite e o pó para sorvete Saborama;
      2. Use a batedeira para homogeneizar os ingredientes relacionados na etapa 1;
      3. Leve a calda do sorvete ao freezer;
      4. Quando a calda do sorvete estiver a ponto de congelar, corte a massa em pedaços pequenos e os transfira para uma tigela funda;
      5. Adicione o Emulsificante Saborama e bata a massa do sorvete até que aconteça a incorporação de ar e o seu volume dobre;
      6. Deixe a calda do sorvete descansar por 15 minutos antes de transferi-la para os potinhos e leva-la ao congelador novamente.

      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

  27. Luciana azevedo disse:

    Olá! Gostei do trabalho de vocês parabéns por nós dar atenção! Bem… faço sacoles para vender e a minha receita leva 1 litro de leite uma xícara e meia de açúcar e sabor em pó.minha pergunta é: posso usar o emulsificante e liga neutra nos sacoles? Obrigado.

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Luciana,

      Agradecemos a sua visita ao nosso blog.

      Para a sua receita, use, aproximadamente, 10 g de ambos os produtos. A adição do Emulsificante e Liga Neutra da Saborama resultará em sacolés mais cremosos e macios.

      Atenciosamente,

  28. Renata Barbosa disse:

    Olá! Quero fazer picolé para vender porém minha receita não está ficando boa o picolé fica com a textura de vidro e sem cremosidade. Minha receita é : 1 l de água gelada,10 colheres(sopa) de leite em pó integral, 12 colheres(sopa) de açúcar,1 colher(sopa) de sabor em pó e 1 colber (sopa) de liga neutra. Passo tudo no liquidificador ,coloco nos copos de alumínio e levo para o congelador. Me ensinem uma boa receita de PICOLÉ preciso de uma grana extra pois o pouco que tinha investi nisso.

    • Saborama disse:

      Olá Renata,

      Para um sorvete sem cristais de gelo e com consistência cremosa e macia, sugerimos a adição entre 12,5 à 37,5 g do Emulsificante Saborama.

      Por favor, veja abaixo modo de preparo recomendado:

      1. No liquidificador, bata a água, o leite em pó, o açúcar, o pó para sorvete e a liga neutra da Saborama até que se obtenha uma mistura homogênea;
      2. Despeje a mistura em uma tigela funda e a leve ao freezer;
      3. Quando a calda estiver a ponto de congelar, a retire do congelador, adicione o Emulsificante Saborama e bata tudo na batedeira até que se perceba a incorporação de ar;
      4. Deixe a calda descansar por 20 minutos antes de distribuí-las nos copos de alumínio e leva-los ao refrigerador para congelar.

      Atenciosamente,
      Equipe Saborama

  29. Suzana disse:

    Meus sorvetes quase nunca ficam bem congelados, mesmo deixando várias horas no congelador. Por que isso poderia estar acontecendo? Na hora de bater na batedeira, ele tem que estar totalmente congelado? Outra coisa, eu costumo utilizar açúcar cristal comum batido no liquidificador até ficar refinado. Isso altera o congelamento?
    Obrigada

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Suzana,

      Agradecemos a sua confiança. Para que possamos ajudá-la, por favor nos envie a sua receita completa.

      Somente conhecendo os ingredientes utilizados, suas respectivas quantidades e modo de preparo seremos capazes de identificar o problema e sugerir uma solução.

      Atenciosamente,

  30. Ana Amorim disse:

    Olá!!! Saborama, quero agradecer muito a vocês porque já faz alguns dias , que procuro um produto no st já tinha visto não tinha prestado a atenção: agora com tantas receitas, e comentários , eu vou entrar nessa eu tenho freezer em casa e já vendo sorvetes de massa e geladinho, e no futuro próximo uma sorveteria com produto bom e barato, Estou aqui em São Paulo e encontrei onde vende pelo st. Obrigada à vocês Deus vai me ajudar vai dar tudo certo, Qualquer duvida eu escreverei: Por favor alguém ai me responda meu @ … Des de já agradeço !!! tchau.

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Ana,

      A Saborama agradece a sua visita e a parabeniza pela iniciativa. Sem dúvida, com trabalho, dedicação e produtos de qualidade, você será bem sucedida.

      Conte conosco para o esclarecimento das suas dúvidas e não deixe de acompanhar as nossas publicações.

      Toda a equipe Saborama está torcendo por você!

      Atenciosamente,

  31. valeria disse:

    Adorei a pagina de vocês, bem esclarecida!

    • Atendimento | Saborama disse:

      Valéria,

      A Saborama agradece a sua visita. Não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog, pois sempre postamos dicas e receitas de sorvetes, sucos e muito mais!

      Atenciosamente,

  32. Ana Lucia Mendes Pereira disse:

    12 litro de leite , 100gr. de açucar , 150gr. de leite em po , 10gr. de liga neutra, 80 gr. de gordura vegetal derretida, 2 colheres do produto Saborama( colheres sopa) para sabor a gosto, 1colher de glicose de milho branca. Depois de bater no liquidificador, levo para o congelador (nao tenho freezer) em formas de plastico bem tampadas , ou tampo com plastico . No dia seguinte o creme nao esta duro porem as laterais mais firmes e o meio cremoso . Levo entao este a batedeira e coloco 10 gr. (1colher de cafe) de Emustab e bato de 10 a 12 minutos ate dobrar de volume a massa , e coloco novamente nos potes e levo para o congelador de ate o dia seguinte. so que o sorvete fica muito cremoso sem a consistencia normal de bola quando retirado com a colher de sorvete .O que posso fazer para diminuir esta cremosidade ,pois o sorvete fica delicioso porem com cremosidade demais .Devo diminuir a quantidade de algum produto que coloco na massa .Como devo proceder . Fico aguardondo o retorno .

    • Atendimento | Saborama disse:

      Prezada Ana Lucia
      Primeiramente gostaríamos de agradecer o seu contato. Quanto a ingredientes que podem ser eliminados da sua receita e trocados pelo emulsificante SABORAMA, estes seriam apenas os ovos. Para calcular a quantidade de emulsificante necessária , você deve calcular o peso da sua receita excluindo os ovos e colocar de 1g a 3g daquele para cada 100g de massa.

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Ana Lúcia,

      Agradecemos a sua confiança. Abaixo, sugerimos adaptação na sua receita, com os produtos da marca Saborama, pois desconhecemos a performance do Emustab.

      Ingredientes

      Parte I
      – 2 xícaras de chá ou 360 g de açúcar refinado
      – 1 xícara de chá ou 100 g de leite em pó
      – 1 litro de água
      – 250 ml de gordura hidrogenada vegetal
      – 1 colher de chá ou 5 g de LIGA NEUTRA SABORAMA
      – 1 caixa de 395 g de leite condensado
      – 2 colheres de sopa ou 30 g de PÓ PARA SORVETE SABORAMA no sabor de sua preferência

      Parte II
      – 1 lata de creme de leite de 300 g
      – 1 colher de sopa ou 15 g de EMULSIFICANTE SABORAMA

      Modo de Preparo
      1. No liquidificador, bata todos os ingredientes relacionados na Parte I da receita por 10 minutos ou até que a mistura se torne homogênea.
      2. Leve a calda ao congelador por, aproximadamente, 3 horas em recipiente com tampa.
      3. Retire a calda do sorvete do congelador, corte a massa em pedaços, adicione os ingredientes da Parte II da receita e bata tudo na batedeira por, aproximadamente, 15 minutos.
      4. Acondicione a calda do sorvete em recipientes plásticos com tampa e leve a novamente ao congelador até que endureça.
      5. Para servir, não dispense as COBERTURAS PARA SORVETE SABORAMA.

      Esperamos tê-la ajudado!

      Atenciosamente,

  33. Catarine Bezerra Cavalcanti disse:

    Olá,
    Se eu quiser colocar um conservante, qual a melhor opção?

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Caterine,

      Agradecemos a sua confiança, mas como comentado anteriormente, a Saborama não trabalha com conservantes alimentícios e, infelizmente, não tem recomendações a fazer.

      Pedimos desculpas por não podermos ajudá-la nesta questão.

  34. Catarine Bezerra Cavalcanti disse:

    para que o produto caseiro fique mais tempo sem estragar, como faço para manter a vida util do produto. Qual conservante eu posso comprar e qual a concentração( faixa utilizada) devo colocar?

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Catarine,

      Agradecemos a sua confiança, mas a Saborama não trabalha com conservantes alimentícios. Infelizmente, neste caso, não temos recomendações a fazer.

  35. Andrerlanna disse:

    Oie tudo bem?
    Gostaria de saber como faço pra deixar eles congelados em um isopor por mt tempo pois vendo no trabalho e estao descogelando.?

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá André,

      Agradecemos a sua confiança. Infelizmente, é impossível manter o sorvete congelado por muito tempo em caixas de isopor.

      Para retardar o processo de derretimento do produto final, ao invés de sacos de gelo, use placas de gelo em gel.

      É possível que você ganhe algumas horas no processo, mas o ideal é que adquira o carrinho com refrigeração para sorvetes.

      Atenciosamente,

  36. Felipe malaquias disse:

    Olá, Saborama! Fabrico sorvetes para minha sorveteria e ultimamente as massas tem ficado muito duras. As temperaturas dos freezeres estão corretas de -18 a -25° e eu não sei o que pode estar endurecendo tanto o sorvete. A minha receita é:
    1L leite
    10g emulsificante
    10g liga neutra
    20g pó saborizante
    180g açúcar
    100g glucose de milho branca
    Poderia me ajudar? Eu agradecerei imensamente! Obrigado!

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Felipe,

      Agradecemos a sua confiança. Por favor, veja a correção da sua receita:

      Ingredientes:
      – 1l de leite
      – 10 à 30 g de Emulsificante Saborama
      – 10 à 30 g de Liga Neutra Saborama
      – 20 g de Pó para Sorvete Saborama no sabor de sua preferência
      – 180 g açúcar
      – 100 g glucose de milho branca

      Modo de Preparo:
      1. No liquidificador, bata 800 ml de leite, a glucose, o Pó para Sorvete Saborama, a Liga Neutra e o açúcar até que todos os ingredientes estejam homogeneizados;
      2. Leve a calda do sorvete ao freezer por, aproximadamente 3 horas ou até que a mistura esteja a ponto de congelar em uma tigela funda coberta com filme plástico;
      3. Retire a massa do freezer, a despedace e adicione o Emulsificante Saborama, previamente dissolvido em 200 ml de leite morno;
      5. Bata a massa na batedeira por, aproximadamente, 5 minutos;
      6. Transfira a calda do sorvete para um recipiente plástico com tampa e leve novamente ao freezer para o congelamento total do sorvete.

      Os produtos Saborama indicados acima podem ser encomendados no telefone (11) 2206-4435 com a Doces Malu. A Doces Malu é cliente da Saborama, atende a qualquer quantidade e entrega em todo o Brasil.

      Esperamos tê-lo ajudado!

      Atenciosamente,

  37. MARIA PAULA disse:

    eu gostaria de saber porque o meu sorvete de morango e de uva diminui depois de dois dias?

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Maria Paula,

      Agradecemos a sua confiança. Para identificarmos possíveis causas para a diminuição do volume do sorvete mesmo, compartilhe conosco a sua receita completa: Ingredientes, suas respectivas quantidades e modo de preparo.

      No aguardo das suas informações para a continuidade deste atendimento.

  38. Fabia Lopes da Silva gaspar disse:

    Eu Fasso sorvete pra vender só que eu uso liga neutra e emulsificante e ponho frutas com calda 1/2 litro de leite,7colheres de açuca ,1colher rasa de liga neutra,1colher de emulsificante,1 colher de po do sabor da fruta, mas as frutas picada,minha pergunta e por quanto tempo devo manter no freezer apos a dada de fabricação

    • Atendimento | Saborama disse:

      Fabia,

      Para que possamos estimar o prazo de validade do seu sorvete, por favor, informar se você faz o cozimento das frutas que são adicionadas à receita e especificar quais são elas.

  39. Monaliza sales disse:

    Olá, tenho uma sorveteria que pego produtos prontos já, só que agora quero preparar os meus próprios sorvetes um deles é o de ninho, só que já pesquisei como faz e nunca encontrei, já tentei fazer uma vez usando os ingredientes :4 caixinha de creme de leite, 1/2 leite condensado e 2 xícara de leite em pó, preparei dessa forma: bati o creme de leite por 5 mim na batedeira, quando ele ficou bem aerado adicionei o leite condensado e o leite em pó, bati tudo e coloquei no freezer, com 2 horas ele tava cremos indo e muito gostoso só que no outro dia ele ficou uma perda, muito duro que não tinha condições nenhuma de vender um produto duro, o que está faltando e quais dicas você pode me dar para eu fazer um sorvete de ninho que fico fácil de ser retirado com a colher, obrigada.

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Monaliza,

      Para evitar a formação de cristais de gelo, melhorar a consistência , cremosidade e maciez do seu sorvete, use 20 g tanto do Emulsificante quanto da Liga Neutra da Saborama.

      Veja abaixo a adaptação da receita e modo de preparo:

      Sorvete de Leite Ninho

      Ingredientes
      – 4 caixas de creme de leite
      – 1/2 lata de leite condensado
      – 2 xícaras de leite em pó
      – 20 g de Liga Neutra Saborama
      – 20 ml de leite morno
      – 20 g de Emulsificante Saborama
      – Cobertura Saborama no sabor de sua preferência

      Modo de Preparo
      1. No liquidificador, bata o creme de leite, o leite condensado, o leite em pó e a Liga Neutra Saborama até que se obtenha uma mistura homogênea;
      2. Transfira a mistura para uma tigela funda e cubra a com filme plástico;
      3. Leve a tigela ao freezer por algumas horas;
      4. Quando a massa estiver a ponto de congelar, retire a tigela do freezer , corte a em pedaços pequenos e adicione o Emulsificante Saborama, previamente diluído em leite morno;
      5. Bata a massa, na batedeira, até que ela dobre de volume;
      6. Transfira a calda do sorvete para um recipiente com tampa e a leve novamente ao freezer para congelar;
      7. Depois de congelada, sirva com as coberturas para sorvete da Saborama no sabor de sua preferência.

  40. Thales Grego de Aguiar disse:

    Olá Saborama,

    Estou fabricando sorvete soft baunilha em casa, mas quando faço todos os passos a camada superior do sorvete fica com uma consistência boa, mas a parte de baixo derrete rapidamente e não fica homogêneo.
    Poderiam me ajudar a achar uma fórmula perfeita?
    Utilizo:
    1l de água;
    130g de leite em pó;
    200g açúcar refinado;
    100g de seleta cream;
    50g de glucose branca;
    10g de liga neutra;
    10g de sabor americano baunilha;
    5g de emulsificante.

    Preparo:
    Coloco a água, leite em pó, seleta cream, liga neutra, açucar e glucose no liquidificador e bato. Este líquido guardo no freezer num pote para sorvete com tampa. Após congelar durante 12h, retiro e divido a pedra congelada em duas partes, ao separar uma das partes, corto e adiciono o emulsificante e o sabor na batedeira e bato por uns 15 minutos. Volto para o recipiente novamente, deixo no freezer por 5h, e bato por mais 5 minutos na batedeira, e retorno para o pote para congelar e servir novamente após 10h.

    O que estou fazendo de errado?

    • Atendimento | Saborama disse:

      Thales,

      Por favor, veja abaixo a nossa sugestão de receita:

      SORVETE SOFT DE BAUNILHA

      Ingredientes
      – 1 l de água
      – 200 g de leite em pó
      – 200 g açúcar refinado
      – 50 g de glucose branca
      – 20 g de LIGA NEUTRA SABORAMA
      – 10 g de PÓ PARA SORVETE SABORAMA DE BAUNILHA
      – 15 g de EMUSLIFICANTE SABORAMA

      Modo de Preparo:

      1. Dissolva na água o leite em pó, o açúcar, a Liga Neutra Saborama e o Pó para Sorvete Saborama;
      2. Em seguida, adicione a glucose e misture bem;
      3. Transfira a calda do sorvete para um recipiente plástico com tampa e leve a freezer;
      4. Quando o sorvete estiver a ponto de congelar, retire -o do freezer e corte o em pequenos pedaços;
      5. Adicione o Emulsificante Saborama aos pedaços de sorvete e bata, por aproximadamente, 15 minutos;
      6. Armazene novamente em recipiente com tampa e leve ao freezer para o congelamento total do sorvete.

      Os produtos Saborama indicados nesta receita, estão disponíveis para a compra online:

      Emulsificante – http://www.docemalu.com.br/emulsificante-200g—saborama/p

      Liga Neutra – http://www.docemalu.com.br/liga-neutra-100g—saborama/p

      Embora, os Pós para Sorvete Saborama não estejam disponíveis para a venda na internet, é possível encomendá-los no telefone (11) 2206-4435 com a Doce Malu.

      A Doce Malu é cliente da Saborama, atende a qualquer quantidade e entrega em todo o Brasil.

      Atenciosamente,

  41. Thamires disse:

    Olá! Faço sorvetes caseiro para vender em casa . Comecei agora e pra começar fiz 4 litros de sorvete da marca yoki. Ele eh muito bom. Porem tem um problema sempre que tiro do consgelador ele mole. Não fica com a mesma consistência. Pode me dizer porque. Vou começar a fazer sorvete caseiro. Rende . Porem tenho medo que aconteça o mesmo. Será que isso acontece pq eh no congelador e não no frizzer??? Me por favor.

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Thamires,
      Bom Dia!

      A Saborama agradece a sua confiança, mas não está apta ao esclarecimento de dúvidas sobre o preparo de sorvetes com produtos que não sejam de sua marca.

      Recomendamos que contate o fabricante em questão para que obtenha as orientações que necessita.

      Atenciosamente,

  42. Thamires disse:

    O que faz um sorvete nao endurecer da forma correta? Ele ficou delícia mais qndo vou colocar no copinho para meus clientes ele esta meio mole. Esta cremoso pois emulsificante e liga neutra ah e gordura vegvegetal.me por favor.

  43. Thamires disse:

    Ah e nao uso frizzer. Coloco no congelador.

  44. Camila disse:

    Olá. amei a dica. gostaria de falar com vocês pelo email.

  45. Tatiane Silva disse:

    OLÁ.EU QUERO FAZER SORVETE CASEIRO PARA VENDER E QUERO SABER QUAL A VALIDADE QUE EU DEVO COLOCAR NA EMBALAGEM?
    MINHA RECEITA É: LEITE EM PÓ INTEGRAL,LEITE INTEGRAL,AÇÚCAR CRISTAL, LIGA NEUTRA,EMULSIFICANTE,CREME DE LEITE,PÓ SABORIZANTE .COLOCO TAMBÉM UMA GELEIA CASEIRA DA FRUTA INTERCALADA CAMADA DE SORVETE COM CAMADA DE GELEIA,FEITA COM AÇÚCAR,LIMÃO E A FRUTA.NO CASO DO MARACUJÁ VAI UM POUQUINHO DE ÁGUA NA GELEIA.E POR CIMA DO SORVETE COLOCO CALDA MÁGICA FEITA COM CHOCOLATE DERRETIDO E ÓLEO DE COCO.POSSO LEVAR AO FREEZER JÁ COM A CALDA MÁGICA OU DEVO COLOCAR ELA SÓ NA HORA DE SERVIR? QUAL A DURABILIDADE NO FREEZER TANTO COM A CALDA MÁGICA E TAMBÉM SÓ COM O SORVETE E A GELEIA?

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Tatiane,

      O prazo de validade do seu sorvete, intercalando a massa e a geléia de frutas, desde que mantido no freezer a temperaturas baixas ( entre – 10º e – 20ºC) é de, aproximadamente 12 meses. Quanto a calda mágica, recomendamos que seja utilizada apenas no momento de servir, pois com o passar do tempo, o óleo de coco oxidará e deixará gosto rançoso ao produto.

      Atenciosamente,
      Equipe Saborama.

  46. Sara disse:

    Bom dia. Gostaria de ter uma ideia de quanto é o prazo de validade para 2 sorvetes feitos através dessas receitas:
    Receita 1 – 1 pote de doce de leite; 2 caixas de creme de leite; 1/2 copo de água; 6 colheres de achocolatado; 1/2 colher de chá de emulsificante.
    Receita 2 – 2 caixas de creme de leite; 1 caixa de leite condensado; 1/2 colher de chá de emulsificante.

    Agradeço desde já pela atenção e pelo post com as dicas.
    Obrigada

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Sara,

      Se mantiver os sorvetes armazenados em freezer, entre -15º C à -10º C de temperatura, em embalagens lacradas, ou seja, que não permitam a entrada de ar, considerar como prazo de validade 12 meses após a data de fabricação de ambas as receitas.

      Atenciosamente,

      Equipe Saborama

  47. Athos disse:

    O que pode ser feito quando o sorvete caseiro Separa as fases?

    • Saborama disse:

      Olá Athos,

      Geralmente, a separação de fases do sorvete tem relação com o modo de preparo e a temperatura não apropriada do freezer.

      Para evitar a separação de fases, é recomendado retirar a calda do freezer, quando esta estiver a ponto de congelar, adicionar o Emulsificante Saborama, batê-la novamente e levá-la para congelar à temperatura de -10ºC.

      Infelizmente, não há muito a fazer após a separação acontecer, pois mesmo que volte a bater a calda, o resultado final não será satisfatório.

      Atenciosamente,

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *