Cuidados ao armazenar seu sorvete caseiro

Arquivos
Categorias

Cuidados ao armazenar seu sorvete caseiroAlém do uso de ingredientes de boa qualidade e da atenção ao modo de preparo, outros fatores podem influenciar na qualidade do sorvete preparado em casa.

Para manter o sorvete cremoso e consistente – pronto para ser saboreado a qualquer momento – é importante armazená-lo da maneira correta.
Abaixo, dicas simples de armazenamento que farão toda a diferença no resultado final do produto.

Dicas de armazenamento para seu sorvete caseiro

Atentem-se à temperatura de seu freezer
Para melhor conservar sua textura, o sorvete deve ser armazenado no freezer de modo a manter a sua temperatura entre – 18º e – 20º C. É importante prestar atenção na hora de servir, já que se mantido fora do congelador por muito tempo, o sorvete derreterá. Ao congelá-lo novamente, ele adquirirá textura endurecida e perderá cremosidade.
Usem potes bem fechados
É importante que o sorvete seja distribuído em potes que tenham uma boa vedação, já que a entrada de ar pode afetar o aspecto e textura do produto. Optem sempre por potes que tenham tampas firmes.
Vale lembrar também que os potes devem ser próprios para irem ao freezer e resistentes a temperaturas baixas. (No momento da compra, vejam indicações na embalagem do recipiente).
Cubram com filme plástico
Evitar a formação de cristais de gelo é uma das principais dificuldades de quem prepara o sorvete em casa. Muitas vezes, o problema não está relacionado aos ingredientes da receita ou ao modo de preparo, mas as condições de armazenamento.Para evitarem a cristalização do sorvete, cubram-no com filme plástico tampando-o bem.  Simples, não é?!
Coloquem o pote no fundo do freezer
Sorvetes expostos a diferentes temperaturas perdem em qualidade e sofrem mudanças em sua textura.
Para que o ato de abrir e fechar portas não interfira na qualidade do sorvete, armazenem-no na parte de trás do freezer, onde a temperatura é mais baixa e se mantém consistente. Nunca o armazenem na porta do freezer onde a variação de temperatura é maior justamente pela frequência em que abrimos o compartimento.

Ao servir o sorvete, não o deixem mais tempo do que o necessário fora do congelador.

99 Comentários - Visualizar Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.