O poder e a força do açaí

Arquivos
Categorias

original-home_o_poder_e_a_for-a_do_a-a.jpg20170928-2032-zp5ybz

Se até a década de 90, a produção de açaí era destinada apenas a exportação e a complementação da alimentação das famílias brasileiras de baixa renda, atualmente, a fruta tem status de queridinha nacional e já faz parte dos hábitos alimentares da maioria dos brasileiros. Classificada pelos nutricionistas como um super-alimento, o açaí, que vem de uma palmeira conhecida como açaízeiro, é uma fruta de cor arroxeada com sabor levemente amargo.

Fonte de energia, por ser rico em proteínas e minerais, o açaí é bastante calórico e parte da dieta de muitos esportistas e praticantes de atividades físicas. Além de proporcionar maior disposição após períodos de esforços físicos intensos, os carboidratos (lipídeos) combinados aos aminoácidos (proteínas) presentes na fruta contribuem para a regeneração muscular.

Enganam-se, entretanto, aqueles que pensam que os benefícios do açaí estão restritos aos atletas. O fruto amazônico é composto de gorduras de boa qualidade, com 60% de monoinsaturadas e 13% de poli-insaturadas, que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL (colesterol bom). Além disso, o açaí possui 30 vezes mais antocianina (pigmento natural responsável pela cor roxa) do que a uva.

A antocianina, para quem não sabe, tem função antioxidante, que assegura a melhor circulação sanguínea e protege o organismo contra o acúmulo de placas de depósito de lipídeos, causadores da arteriosclerose. Além de prevenir doenças do coração, o consumo regular do açaí e seus derivados, combatem o envelhecimento precoce e, mais uma vez, é a alta quantidade de antocianina presente na fruta, a responsável por essa dádiva.

É sabido que os sinais de envelhecimento, se não pelo fator do tempo, surgem em decorrência da ação dos radicais livres; que atacam as membranas celulares presentes em nossa pele causando seu rompimento e o aparecimento das tão temíveis rugas. A antocianina atua contra os radicais livres mantendo o colágeno íntegro e, logo, a aparência mais jovem e a alto-estima lá em cima!

Vale a pena lembrar que, a composição lipídica do açaí pode estar envolvida na redução do processo inflamatório e da nocicepção (conjunto das percepções da dor) e que, há muitos estudos que consideram o uso do açaí, também fonte de fibras, cálcio, magnésio e vitamina E, em tratamentos que variam da acne ao câncer.

Por essas e outras razões, a demanda por alimentos e bebidas de açaí cresceu significativamente nos últimos anos e se configurou em uma excelente oportunidade de negócios Sucos, vitaminas, cremes, geleias e sorvetes são apenas algumas delícias preparadas com a polpa da fruta e que, combinadas aos produtos da Saborama, fazem de qualquer negócio um sucesso!

Querem saber mais? Vejam abaixo os produtos Saborama mais procurados pelos fabricantes de Açaí!

  • Preparado para Refresco de Guaraná Diet – Produtos derivados do açaí são comumente combinados a Xaropes de Guaraná. O Preparado de Guaraná diet não contém açúcar e é uma opção para os fabricantes que querem oferecer um produto com menos calorias.

  • Emulsificante Saborama – Sua função é promover a aeração, aumentar o rendimento e favorecer a cremosidade do produto final.  Evita que o creme de açaí, por exemplo, fique duro demais depois de congelado.

  • Liga Neutra Saborama – É um estabilizante e sua principal função é evitar a formação dos cristais de gelo.

 

26 Comentários - Visualizar Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.