Os benefícios de usar Emulsificante no preparo de alguns alimentos

Arquivos
Categorias

Os benefícios do uso do emulsificante nas massasO sonho de praticamente toda dona de casa é preparar, ao invés dos bolos “solados”, massas macias, leves e fofinhas, que sejam tão atraentes quanto aquelas vistas nos supermercados.

Mais simples do que parece, o segredo para transformar o aspecto, geralmente, grosseiro da massa feita em casa é usar o emulsificante.  Para quem ainda não conhece seus benefícios, os emulsificantes atuam na consistência, maciez, leveza e rendimento da receita.

Famoso por favorecer a apresentação do produto final, ao contrário do que pensa a maioria das donas de casa, não basta acrescentar o emulsificante nas receitas para ter produtos “melhor acabados”. É necessário que o uso do emulsificante seja feito com cuidado, em quantidades previamente calculadas e, adicionadas nos momentos adequados, conforme as orientações da embalagem ou indicações da receita.

Para que a massa não desande, por exemplo, é recomendável que o produto seja misturado junto à receita durante o seu preparo. Na produção de pães, o ideal é que o emulsificante seja adicionado enquanto se estica a massa e antes do processo de sova. Já no preparo de um mousse, o certo é adicionar o emulsificante enquanto os ingredientes ainda estiverem sendo batidos para que o componente ajude na formação de bolhas de ar na massa, deixando o alimento mais macio, volumoso, e com a aparência lisa e homogênea.

É importante lembrar que o uso de pouco emulsificante compromete a aeração e a aparência leve e fofinha da massa e, em excesso, a deixa “borrachuda”.

Como os emulsificantes são feitos a base de gordura, muitas donas de casa se questionam sobre a contribuição calórica dos emulsificantes ao alimento, mas adiantamos que as kcals adicionadas pelo seu uso são desprezíveis, pois a quantidade de estabilizante utilizada nas receitas é pequena.

Outra dúvida bastante comum das donas de casa, diz respeito ao desperdício do produto que, raramente, é todo consumido quando aberto. Nessa situação, uma boa alternativa é colocar o emulsificante restante em um recipiente tampado na geladeira e não se esquecer de incorporá-lo nas receitas, já que o produto deverá ser utilizado nos próximos 30 dias.

Agora que as vantagens do uso do emulsificante já são conhecidas, basta que as consumidoras escolham marcas confiáveis e de boa qualidade e, nesse caso, Saborama é sempre a melhor opção!

24 Comentários - Visualizar Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.