Diferença entre os tipos de suco

Arquivos
Categorias

Post Diferença entre os tipos de suco

Quase diariamente, novas marcas de bebidas a base de frutas são lançadas para atender aos diferentes perfis de consumidores. A enorme variedade de produtos, entretanto, confunde os brasileiros que tendem a chamar a todas estas ofertas de suco.

Saber escolher quais produtos serão comercializados no seu ponto de venda ou consumidos por você e sua família exige informação e, por esta razão, nós da Saborama apresentamos as características, denominações e benefícios, dos principais tipos de bebidas a base de frutas disponíveis no mercado.

Suco ou Sumo

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), é a bebida não-fermentada, não-concentrada e não-diluída, obtida da fruta madura, podendo ser adicionada de açúcares. Ou seja: É o famoso suco in natura preparado com a própria fruta. Por ser totalmente natural, não é possível conservá-lo por muito tempo tendo de ser consumido imediatamente ou, no máximo, em poucas horas.

Suco orgânico

Para ser classificado como orgânico, as frutas utilizadas para o preparo do suco devem ser cultivadas sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. O aumento da demanda por produtos orgânicos se deve ao fato dos consumidores atribuírem ao uso intensivo de produtos químicos, uma possibilidade de risco à saúde e ao meio ambiente.

Suco da polpa de fruta

Polpa de frutas é o produto obtido por esmagamento das partes comestíveis de frutas carnosas por processos tecnológicos adequados. Disponível em porções individuais e congeladas, a polpa de frutas é utilizada no preparo de sucos sendo batidas com água ou leite. Mais fácil de preparar que o suco natural!

Suco integral ou 100%

É o suco da fruta sem adição de açúcares, conservantes ou aditivos. É 100% natural como se a fruta tivesse sido “espremida” e engarrafada para o consumo.

Para quem não tem tempo para se dedicar a compra da fruta e ao preparo do suco natural, é um excelente substituto por ser uma opção pronta.

Néctar

Contém de 20 a 50% de polpa de fruta dependendo do sabor. Preparado a partir da diluição da polpa de fruta em água potável, a bebida contém açúcar ou adoçante, corantes, conservantes e outros aditivos. As Bebidas classificadas como Néctares são apresentadas ao mercado em embalagens cartonadas ou latas.

Refresco ou bebida de fruta

Bebida não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, do suco de fruta ou polpa, com ou sem adição de açúcares. Dependendo do sabor, apresenta em sua composição entre 5 a 30%, em volume, de suco natural. Este tipo de produto já vem pronto para o consumo e é disponibilizado em embalagens pet ou em embalagens cartonadas.

Xarope ou Concentrado para Refresco

Destinado ao preparo caseiro do refresco de fruta, estes produtos são diluídos em água potável e a concentração da bebida final é ajustada conforme a preferência do cliente. Na maioria das vezes, o concentrado, diferentemente do Xarope, não vem adoçado e o consumidor deverá adicionar açúcar ou adoçante ao refresco antes de beber.

Pó para refresco

Produto à base de suco, adicionado de açúcares, edulcorantes ou da combinação dos dois ingredientes, destinado à elaboração de bebida para o consumo.

Após sua diluição em água potável, a bebida pronta deve apresentar características sensoriais (cor, odor e sabor) da fruta de origem. É disponibilizado pelos fabricantes em saquinhos.

Seja você um distribuidor ou consumidor final, quanto mais conhecimento tiver sobre o produto e sua procedência, com mais segurança fará as suas escolhas. Caso deseje conveniência e opte, por exemplo, pela comercialização ou consumo de bebidas industrializadas, não deixe de ler os rótulos, buscar informações sobre os respectivos fabricantes e, sempre que sentir a necessidade, procura-los para o esclarecimentos de dúvidas.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *