A importância da segmentação do público-alvo com ênfase no mercado de bebidas

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Ao elaborar estratégias de marketing ou de vendas para o mercado de bebidas, é preciso considerar não apenas o produto, mas também quais são as pessoas que poderiam se interessar por ele. A esse grupo chamamos de público-alvo.

Uma vez que essas pessoas são definidas, as ações publicitárias, os rótulos e até locais de vendas podem ser direcionados de forma que atendam melhor a essas pessoas. Afinal, enquanto um grupo prefere o Pankadão, que é um coquetel alcóolico, o outro, por valorizar um estilo de vida mais saudável, busca pelo energético natural Brasil Fruit. Ao entender isso, é possível tornar as estratégias de venda e de marketing mais eficientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

O que é público-alvo?

O público-alvo é um grupo de pessoas ou consumidores que a empresa quer atingir com seus produtos ou suas campanhas publicitárias. Vamos supor, por exemplo, que uma distribuidora atue apenas com bebidas energéticas como o Elétron, que são consumidas por um público jovem e ativo, e queira fazer uma campanha publicitária no Facebook.

Se essa empresa não limitar para quem essa propaganda vai aparecer, o produto será mostrado em qualquer perfil da rede social. Assim, irá ser mostrado tanto para quem tem 18 ou 25 anos, ou seja, o público-alvo, quanto para pessoas com 80 anos, que provavelmente não terão interesse em energético.

Se a propaganda aparecer para todo mundo, ela vai ser menos eficiente do que se aparecer apenas para prováveis compradores. Afinal, quando ela é mostrada para pessoas com interesse no produto, as chances de compra aumentam.

Isso, sem contar que o dinheiro gasto com a publicidade virtual é melhor empregado, já que a chance de conversão aumenta. Isso vale tanto para publicidade virtual quanto para a paga. Assim, determinar qual é o público que a empresa quer atingir é um passo importante para direcionar as suas estratégias e campanhas.

Segmentação do público-alvo

Como, comumente, as empresas de bebidas trabalham com mais de um tipo de produto, é preciso realizar a segmentação do mercado. E para isso há várias variáveis que precisam ser consideradas.

Afinal, não é porque pessoas com mais de 20 anos são as que mais consomem determinado tipo de bebida, que todas as pessoas com essa idade a consumirão. Quem bebe Elétron, que é uma bebida energética, nem sempre consumirá a bebida de baixa caloria Guuly, que tem sabor de frutas.

Por isso, é indicado fazer vários recortes no mercado, para que possa determinar segmentos com mais afinidade com a marca em questão. Assim, para definir o público-alvo é preciso considerar:

  • A região na qual a empresa vai atuar e, consequentemente, que o consumidor deve morar;
  • A idade, gênero, estilo de vida, se mora sozinho ou não, a renda, escolaridade, geração, entre outros. Se a ideia for focar em economia e no consumo familiar, por exemplo, o Xarope de Groselha Saborama pode ser a o produto mais indicado visto que além de saboroso, tem ótimo rendimento e custo benefício.
  • A personalidade e os interesses;
  • O comportamento.

Com a segmentação de mercado é possível compreender o comportamento dos consumidores e criar estratégias específicas para ele. Gostou? Então navegue em nosso blog para encontrar outros conteúdos importantes!

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