Os benefícios do uso do emulsificante nas massas

emulsificantes massas benefíciosO sonho de praticamente toda dona de casa é preparar, ao invés dos bolos “solados”, massas macias, leves e fofinhas, que sejam tão atraentes quanto aquelas vistas nos supermercados.

Mais simples do que parece, o segredo para transformar o aspecto, geralmente, grosseiro da massa feita em casa é usar o emulsificante.  Para quem ainda não conhece seus benefícios, os emulsificantes atuam na consistência, maciez, leveza e rendimento da receita.

Famoso por favorecer a apresentação do produto final, ao contrário do que pensa a maioria das donas de casa, não basta acrescentar o emulsificante nas receitas para ter produtos “melhor acabados”. É necessário que o uso do emulsificante seja feito com cuidado, em quantidades previamente calculadas e, adicionadas nos momentos adequados, conforme as orientações da embalagem ou indicações da receita.

Para que a massa não desande, por exemplo, é recomendável que o produto seja misturado junto à receita durante o seu preparo. Na produção de pães, o ideal é que o emulsificante seja adicionado enquanto se estica a massa e antes do processo de sova. Já no preparo de um mousse, o certo é adicionar o emulsificante enquanto os ingredientes ainda estiverem sendo batidos para que o componente ajude na formação de bolhas de ar na massa, deixando o alimento mais macio, volumoso, e com a aparência lisa e homogênea.

É importante lembrar que o uso de pouco emulsificante compromete a aeração e a
aparência leve e fofinha da massa e, em excesso, a deixa “borrachuda”.

Como os emulsificantes são feitos a base de gordura, muitas donas de casa se questionam sobre a contribuição calórica dos emulsificantes ao alimento, mas adiantamos que as kCals adicionadas pelo seu uso são desprezíveis, pois a quantidade de estabilizante utilizada nas receitas é pequena.

Outra dúvida bastante comum das donas de casa, diz respeito ao desperdício do produto que, raramente, é todo consumido quando aberto. Nessa situação, uma boa alternativa é colocar o emulsificante restante em um recipiente tampado na geladeira e não se esquece

bolo maciez

r de incorporá-lo nas receitas, já que o produto deverá ser utilizado nos próximos 30 dias.

Agora que as vantagens do uso do emulsificante já são conhecidas, basta que as consumidoras escolham marcas confiáveis e de boa qualidade e, nesse caso, Saborama é sempre a melhor opção!

Comentários

  1. mikaela wolfgang disse:

    Olá!!Parabéns!!através de um site de uma amiga, conheci vcs. Gostaria de saber se enviam amostras destes produtos e se possuem para panificaçao. Obrigada!!! Mas vou dar uma olhada no site de vcs. Parabéns!! Gostaria de receber receitas e calendários de 2013!!
    Avenida desembargador Hugo Simas, número 2590 = Curitiba pr -capital cep-80520250-bairro pilarzinho-obrigada!!

    • Saborama disse:

      Olá Mikaela,

      Agradecemos o contato e também os elogios. Em relação ao envio das amostras, por favor, envie seu telefone para nosso formulário de contato, clicando aqui, para que possamos contatá-la e entender melhor as suas necessidades.

      Sobre as receitas, estão disponíveis em nossa página no facebook, http://www.facebook.com/home.php#!/Saborama, mas, se preferir, podemos enviá-las também por e-mail.

      Em relação ao calendário 2013, não temos mais nenhum exemplar disponível. Todos os envios foram feitos em dezembro do ano anterior. Nos desculpe.

      Aguardamos suas informações.

      Atenciosamente,

  2. maria cristina disse:

    Olá! gostaria de saber de vocês se possuem algum produto para panificaçao e bolos, se vocês poderiam estar mandando algumas amostras grátis, para eu poder trabalhar com este produto, pois tenho um filho que faz uma dieta alimentar da qual nem todos os produtos posso utilizar, na preparaçao de alguns alimentos. Foi uma nutricionista da apae de São Paulo quem me passou o site de vocês. Obrigada e espero resposta.

    • Saborama disse:

      Sra. Cristina,
      Boa tarde!

      A Saborama agradece o seu contato. Para que possamos atendê-la, por favor, envie seus dados para nosso Fale Conosco

      Em casos de restrição alimentar, é imprescindível que entendamos melhor quais são suas necessidades.

      Atenciosamente,

  3. tania disse:

    gostaria de saber se podem me mandar amostras para que possa testar seus produtos em meus bolos e pães e gostaria de saber se emulsificante de sorvete pode ser usado em bolos e quais as consequencias

    • Saborama disse:

      Olá Tania,

      A Saborama agradece a sua mensagem. Para que possamos entender, melhor, suas necessidades, por favor, nos informe seus dads através do nosso Fale Conosco.

      Dessa maneira, nossa equipe poderá contata-la, para verificarmos a possibilidade do envio das amostras. Em relação ao emulsificante Saborama, também destinado ao preparo de sorvetes, ele pode ser utilizado, tranquilamente, no preparo de massas para bolos e pães. O resultado é incrível e a massa fica bem fofinha!

      Visite nossa página no facebook e veja receitas de pães e bolos feitos com Emulsificante Saborama! https://www.facebook.com/#!/Saborama

      Atenciosamente,

  4. marlene soza disse:

    Boa tarde.
    tenho uma duvida ,na embalagem do emulsificante diz que deve colocar 10gr. por litro d leite. Eu coloco , e não gosto do rendimento . conheço uma pessoa que faz e coloca 25gr . por litro o rendimento e excelente. isto causa algum mal a saúde. por favor tire -me está duvida .

    • Saborama disse:

      Olá Marlene,

      Agradecemos o seu contato. Em relação a sua dúvida, lembramos que as orientações presentes na embalagem do Emulsificante Saborama destinam-se a aplicação desse produto em sorvetes.

      Quando usado na panificação, as quantidades de Emulsificante Saborama variarão conforme a aplicação e receita. Por favor, nos informar que produto pretende produzir, os ingredientes a serem utilizados e suas respectivas quantidades, além do modo de preparo.

      Apenas dessa maneira, poderemos orientá-la conforme indicando qual a quantidade necessária de Emulsificante Saborama para a sua receita e o melhor momento de incluí-lo.

      Quanto ao aumento da quantidade de Emulsificante Saborama de 10 g para 25 g, afirmamos que essa adaptação na dosagem não causará nenhum prejuízo a sua saúde.

      Atenciosamente,

  5. luciana disse:

    gostaria de uma receita boa de massa de bolo com emulsificante para fazer para vender. aguardo resposta.

    • Saborama disse:

      Olá Luciana,

      Agradecemos a sua confiança. Para receitas de pães e bolos com o Emulsificante Saborama, visite a nossa página no facebook:
      http://www.facebook.com/saborama. Lá você encontrará várias receitas de bolos, pães, sorvetes e etc. além de dicas sobre como utilizar os nossos produtos.
      Destaque para o blog “Saída de Emergência”, nosso parceiro, que faz várias publicações com receitas de produtos para comercialização feitos com ingredientes Saborama.
      Esperamos que goste!

      Atenciosamente,
      Saborama

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>