Dúvidas Frequentes sobre o Emulsificante Saborama

Compartilhe

Se não houver respostas às suas dúvidas na relação abaixo, contate a nossa equipe.

  • 1. O que é Emulsificante?

    Por definição, é um composto que ajuda a estabilizar misturas que contém líquidos imiscíveis como, por exemplo, a água e o óleo. Dessa forma, podemos afirmar que, entre as principais funções do emulsificante, destacam-se a capacidade de:

    • Estabilizar óleo em soluções aquosas e vice e versa;
    • Modificar a consistência e homogeneidade das massas pela sua interação com o amido, proteínas e açúcares;
    • Lubrificar massas com baixo teor de gordura por sua capacidade de ajudar na retenção da água.
  • 2. Qual a finalidade do Emulsificante Saborama?

    Desenvolvido, principalmente, para aplicação na produção de gelados comestíveis, o Emulsificante Saborama auxilia na estabilidade da calda do sorvete, proporciona maior rendimento à massa e beneficia a textura do produto final, que fica mais cremosa e aerada.

  • 3. Mesmo sendo próprio para sorvetes, o Emulsificante Saborama também pode ser utilizado em massas de pães e bolos?

    Embora, existam no mercado emulsificantes próprios para a panificação, é possível utilizar o Emulsificante Saborama na produção de massas de pães e bolos caseiros. Na panificação, os principais benefícios observados pelo uso do Emulsificante Saborama são:

    • Aumento do rendimento da massa – O Emulsificante Saborama favorece a incorporação de ar à massa fazendo com que essa ganhe até 30% em volume.
    • Massa mais consistente, macia e fofinha – Por facilitar a mistura de ingredientes imiscíveis, como a água e o óleo, o Emulsificante Saborama reduz a formação de grumos resultando em uma massa mais homogênea e de melhor consistência. O aspecto macio e fofinho da massa é consequência do aumento das bolhas de ar na receita.
    • Retarda o envelhecimento da massa – O Emulsificante Saborama ajuda na retenção de água da massa, mantendo-a úmida e, consequentemente, fresca por mais tempo.
  • 4. De maneira geral, qual a quantidade de Emulsificante Saborama sugerida para uso em receitas de pães e bolos?

    Para aplicação em pães e bolos, sugerimos adicionar de 15 g de Emulsificante Saborama para cada 1 Kg de farinha de trigo.

  • 5. É possível utilizar o Emulsificante Saborama em receitas que fazem uso de outro tipo de farinha como, por exemplo, a integral?

    Sim. Quando misturada a água, tanto a farinha de trigo quanto a integral agem na formação da rede de glúten; necessária para que o Emulsificante Saborama, ao interagir com essa proteína, promova maior elasticidade e volume a massa.

  • 6. Qual o melhor momento para incluir o Emulsificante Saborama em suas receitas?

    Para uma melhor incorporação de ar a massa, o melhor momento para a inclusão do Emulsificante Saborama nas receitas de pães e bolos é no final do batimento, antes que se adicione o fermento. Aconselhamos a baterem o Emulsificante Saborama levemente por, aproximadamente, 05 (cinco) minutos.

  • 7. O uso do Emulsificante Saborama aumenta o prazo de validade dos produtos?

    Por reter a umidade das massas, pães e bolos, que contenham o Emulsificante Saborama como um dos seus ingredientes, se manterão fresquinhas por mais tempo. Embora a inclusão do emulsificante nas receitas de pães e bolos resulte em ganhos no tempo do armazenamento desses produtos, para aumentos consideráveis no prazo de validade é necessário o uso de conservantes.