Dicas para o preparo de sorvetes caseiros

Arquivos
Categorias

Como fazer um bom sorvete em casaReceitas de sorvete existem muitas, mas, apesar da maioria delas serem bastante simples, nem sempre o resultado final é bom. Na maioria das vezes, o sorvete preparado em casa não corresponde às expectativas de quem passou horas pesquisando na internet, comprando os ingredientes e seguindo minuciosamente o modo de preparo daquela que parecia ser a receita perfeita.

Há quem se pergunte o que deu errado e siga tentando. Há quem abandone a causa e se renda ao sorvete caro comprado fora de casa.

A verdade é uma só: todos nós queremos conhecer os segredos para fazer um bom sorvete. Queremos sim um sorvete artesanal, mas com o mesmo sabor, qualidade e textura do industrial.

Por essa razão e para que acreditem que é possível preparar em casa um sorvete tão bom ou melhor que o das marcas famosas, a Saborama separou para vocês as seguintes dicas:

Escolha produtos próprios para sorveteria e de boa qualidade

A escolha de produtos de boa qualidade é o primeiro passo para se alcançar o resultado desejado. Prestem atenção nas orientações da embalagem e vejam para qual aplicação, o produto é mais indicado. A Saborama, por exemplo, possui produtos diferentes para o preparo de geladinhos, picolés ou sorvete em massa.

Com 970 ml da Base Líquida Saborama você prepara inúmeros geladinhos e raspadinhas, e até 50 kg de massa para sorvetes em máquinas expand frio. Já os pós para sorvete podem ser utilizados tanto para a produção de sorvete em massa quanto para picolés. Cada embalagem de pó para sorvete contém 100 g e rende até 7,5 kg de calda para sorvete.

Atenção à consistência e cremosidade

Uma das principais reclamações de quem faz sorvete em casa é a respeito da consistência e cremosidade. Ora o sorvete fica duro demais ora mole demais. Obter uma calda cremosa que seja manuseada com facilidade na hora de servir parece impossível.

A verdade é que em muitas das receitas que encontramos disponíveis na internet não há a indicação do uso de produtos que são indispensáveis: O Emulsificante e a Liga Neutra.

O Emulsificante Saborama tem como principal objetivo proporcionar aeração a calda do sorvete pela sua incorporação de ar. Além de beneficiar o rendimento e a cremosidade da massa, o Emulsificante, combinado a Liga Neutra, evitará a formação de cristais de gelo e, consequentemente, que o seu sorvete fique duro como pedra.

Tire dúvidas com o fabricante

Normalmente, os produtos para sorveteria trazem em seus rótulos uma receita sugerida já testada pelo fabricante. No entanto, a maioria de nós, mesmo desejando reproduzir aquela receita descoberta na internet, se sente receosa por conta das dúvidas em relação às quantidades ou ao modo de preparo. Não se intimidem e procurem o fabricante para os esclarecimentos. Não há nada mais gratificante para as empresas do que ajudarem os seus consumidores a usarem os seus produtos.

A Saborama está sempre disposição dos seus clientes. Dúvidas em relação à utilização dos nossos produtos? Entre em contato conosco.

Siga o modo de preparo

Aos menos experientes na cozinha, o nosso alerta: os ingredientes devem ser adicionados na receita exatamente na ordem descrita. Do contrário, vocês podem comprometer o resultado final, uma vez que a sequência estabelecida considera a combinação e interação entre os ingredientes.

Pensem no uso do próprio Emulsificante, que só deve ser adicionado no final do batimento ou, muitas vezes, após o primeiro congelamento. Ao inclui-lo no inicio da receita, ele pode não apresentar o benefício esperado por não conseguir interagir com a gordura ou, então, perder a aeração e o volume adquirido na massa até o final do preparo.

Faça experiências

Use e abuse da criatividade. Pedaços de frutas, frutas cristalizadas, nozes, confeitos e outras delícias enriquecem o sorvete e sofisticam a receita mais simples. Substituir o leite pela versão desnatada, o açúcar por adoçante, são medidas que resultam em uma versão mais leve (com menor valor energético) do sorvete. Nosso conselho é que vocês se permitam experimentar ao invés de repetir sempre os tradicionais sabores Morango, Chocolate e Creme. Confira a variedade de bases líquidas e pós para sorvete Saborama e descubra se essas são mesmo as suas preferências.

Além dos 18 sabores de base líquida e 12 sabores de pó para sorvete para você explorar, as coberturas para sorvete Dulcito deixam o sorvete ainda mais gostoso. O destaque vai para os sabores de Doce de Leite e Leite Condensado, que tem sido, inclusive, utilizados em receitas de “ Paletas Mexicanas”.

E aí, se animaram a fazer sorvete em casa? Não deixem de compartilhar conosco as suas experiências!!!

62 Comentários - Visualizar Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.