Qual o papel da liga neutra no desenvolvimento de gelados?

Qual o papel da liga neutra no desenvolvimento de gelados?

Fabricados a partir de uma emulsão estabilizada e pasteurizada, também conhecida como calda, sorvetes industriais devem ser cremosos, suaves e agradáveis ao paladar do consumidor. Dentre os muitos aditivos utilizados para garantir a textura, consistência e estrutura física do gelado, destaca-se a Liga Neutra.

A adição da Liga Neutra durante o processo de produção de sorvetes favorece a sinergia entre os ingredientes auxiliando no corpo e textura da calda, evita a formação de cristais de gelo e retarda o derretimento, mantendo as características físicas do alimento por mais tempo, quando este está fora do congelador e durante o consumo.

Com aspecto de um fino pó cor de areia, a Liga Neutra é insípida, portanto, não interfere no sabor do produto final. Em sorvetes industriais, o estabilizante é incluso durante o preparo da calda base, que é maturada por um período aproximado de 4 horas, entre 4º e 7º C, antes da submissão ao processo de congelamento sob agitação contínua (batimento) e incorporação de ar.

Já na produção artesanal de sorvetes, a Liga Neutra é misturada aos demais ingredientes logo na primeira fase do preparo e a sua junção à receita resulta em sorvetes mais cremosos, consistentes e macios. Todavia, para que se obtenham esses resultados, é necessário cuidado com a dosagem do produto, que pode variar entre 1 a 3%, sendo calculada proporcionalmente de acordo com o rendimento estimado da calda.

Além de presente na composição dos sorvetes, a Liga Neutra pode ser encontrada em iogurtes, mousses e até em algumas massas e pães.

A Saborama, que também é fabricante deste estabilizante, atende tanto a indústria como aos distribuidores de produtos para sorveteria. Com formulação própria, a Liga Neutra Saborama não contém glúten ou traços de origem animal, sendo possível acrescentá-la durante o preparo de alimentos destinados aos consumidores com essas restrições alimentares.

Com prazo de validade de 12 meses após a data de fabricação, para o intermediário, a Liga Neutra Saborama está disponível em pacotes contendo 12 unidades de 100 g e uma das inúmeras vantagens de se optar pela marca Saborama está no esclarecimento de dúvidas, via Fale Conosco, a respeito do produto, suas aplicações e usabilidade.

Comentários

  1. edvan olavo nunes disse:

    Tenho usado alguns dos seus produtos como por exemplo a gordurina ! gostaria de saber como usar o emulsificante liquido em bolo ou outro tipo de massas doce! obrigado

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Edvan,

      A Saborama não trabalha com gordurina ou emulsificantes líquidos para panificação.

      Informamos que o Emulsificante Saborama é pastoso, armazenado em potes plásticos atóxicos e comercializado em fardos contendo 12 unidades de 200 g.

      Embora possa ser utilizado na produção caseira de pães e bolos, esclarecemos que o nosso produto é próprio para o preparo de sorvetes.

      Atenciosamente,

  2. rosanea disse:

    estou fazendo suquinho e usando a liga neutra e o pó de sorvete. gostaria de saber como armazena-lo para não perder os produtos. aqui em minas é muito quente, e estou guardando os produtos na geladeira. é correto?

    • Atendimento | Saborama disse:

      Olá Rosanea,

      Tanto a Liga Neutra, Emulsificante quanto os Pós para Sorvete da Saborama podem ser armazenados na geladeira. Lembrando que após abertos, os mesmos deverão ser consumidos, no máximo, em 30 dias.

      Atenciosamente,

  3. Jordana Chaves disse:

    Onde encontro a liga neutra?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>